O Ubuntu Touch em breve será baseado no Ubuntu 16.04 LTS, mas não no Yakkety Yak


Atualmente, o sistema operacional móvel Ubuntu Touch ainda possui sob o capô o Ubuntu 15.04 (Vivid Vervet), no entanto, segundo Łukasz Zemczak, engenheiro de software na Canonical, em breve o SO será baseado no atual Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), mas não na versão 16.10 (Yakkety Yak), que deve chegar em outubro.

"Não há desenvolvimento em progresso para touch acontecendo no yakkety - mas também porque nossas imagens touch ainda estão usando upstart", diz Łukasz Zemczak, da Canonical. "Não há planos para que nós possamos mudar para yakkety portanto, quaisquer imagens baseadas em yakkety têm mais probabilidade de darem problemas. Recomendamos a utilização de nossos canais vivid (stable, rc, rc-proposed) para qualquer desenvolvimento relacionado com o touch, ao menos por enquanto."

Então, o Ubuntu Touch em breve será baseado no Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), que é a versão mais recente e avançada, bem como com um suporte a longo prazo. Quando isso vai acontecer? Nós não sabemos ainda, mas temos a sensação de que poderia ser antes do final do ano. Até então, os desenvolvedores estão preparando uma nova atualização, a OTA-13, que deve chegar em 07 de setembro de 2016.

A atualização OTA-13 está atualmente em uma fase que os desenvolvedores chamam de "freeze", onde novos recursos não são mais adicionados, mas apenas correções de bugs. Contudo, o update promete diversas novas funcionalidades e melhorias, bem como correções para alguns dos problemas mais irritantes relatados por usuários desde o OTA-12, que é atualmente a versão do software mais estável para todos os smartphones e tablets suportados pelo Ubuntu Touch.


FONTE: Softpedia | Launchpad

COMENTÁRIOS