KDE Neon Developer Edition deve trazer o Wayland por padrão


Com o projeto Fedora adotando o servidor de exibição de próxima geração Wayland por padrão no Fedora 25 Workstation, que conta com o GNOME 3 e atualmente está em sua fase beta, chegou a hora de distros baseadas no KDE seguirem na mesma direção, como é o caso do KDE Neon, que também passará a adotar o Wayland na sua edição Developer.

No entanto, o Wayland será habilitado somente para os usuários que estiverem usando os gráficos integrados da Intel, quem possuir uma placa da NVIDIA ou AMD continuará com o Xorg. Contudo, os desenvolvedores prometem que o suporte para GPUs dedicadas estará disponível assim que possível.

"Isto é realmente emocionante. É provavelmente o maior passo no sentido de obter o Wayland por padrão no KDE já tomado pela comunidade. Espero que outras distribuições continuem seguindo no mesmo caminho para que possamos ter muitos usuários entusiastas usando o Wayland", diz o desenvolvedor KDE Martin Gräßlin em seu blog.

A decisão de usar o Wayland por padrão no KDE Neon Developer Edition foi tomada pelos desenvolvedores do KDE durante a conferência Akademy KDE deste ano, mas parece que antes de fazer a grande jogada, eles precisam primeiro disponibilizar a versão mais recentes do pacote Xwayland e do QtWayland 5.7 e, claro, o ambiente gráfico KDE Plasma 5.8 LTS.

KDE Plasma 5.8 LTS está programado para ser lançado em 4 de outubro de 2016. Sendo assim, você vai ter que esperar até lá para experimentar o KDE Neon Developer Edition com Wayland.


FONTE: SoftpediaMartin's Blog

COMENTÁRIOS