Lançado o GNOME 3.22 ''Karlsruhe'', confira as novidades do ambiente gráfico


Hoje, 21 de setembro, foi finalmente lançada mais uma nova versão de um dos ambientes gráficos mais usados no universo Linux. Estamos falando do GNOME 3.22, apelidado de "Karlsruhe". Os desenvolvedores levaram seis meses para concluir todo o trabalho, período este em que foram implementadas várias melhorias e novas funcionalidades nos principais componentes e aplicações.

"Esta versão traz suporte completo ao Flatpak. GNOME Software pode instalar e atualizar Flatpaks, GNOME Builder pode criá-los e o desktop fornece implementações de portal para permitir aplicações em sandbox", diz o anúncio oficial. "Entre as melhorias para as principais aplicações do GNOME, está o suporte para renomear vários arquivos de uma só vez no Files, a possibilidade de compartilhar fotos no GNOME Photos, GNOME Software com uma aparência atualizada e um painel de configurações do teclado redesenhado e muitos mais."



Esta nova versão do GNOME também conta com o cliente de IRC Polari atualizado, há suporte para diferentes taxas de reprodução no app Videos (Totem), a adição da função clone no software de virtualização Boxes, várias melhorias para o servidor de exibição de próxima geração Wayland, uma janela de atalho e novo menu de contexto para o navegador Epiphany e muitas outras novidades que podem ser conferidas nas notas oficiais de lançamento, através deste link.

Como é de se esperar, o GNOME 3.22 estará disponível para usuários de distribuições Linux rolling release, como o openSUSE Tumbleweed e Arch Linux, muito em breve. Mas, até lá, você pode fazer download de uma imagem ISO de 64 bits baseada no openSUSE para conferir tudo o que há de novo no ambiente gráfico.



FONTE: Softpedia | GNOME

COMENTÁRIOS