Conheça 10 razoes que podem fazer de outubro um mês emocionante para os entusiastas Linux


Se você é um daqueles que fica super empolgado quando ver notícias sobre novidades relacionadas com o universo Linux e que são, no mínimo, interessantes, saiba que outubro pode fazer com que qualquer entusiasta Linux derreta como neve no vulcão. Não acredita? Pois bem, confira agora mesmo as principais novidades aguardadas para este mês que acaba de chegar:

1. Linux Kernel 4.8: a mais avançada e estável versão do kernel que é o mais amado do mundo, que pode chegar a qualquer momento neste domingo (02). Isso, claro, caso tudo ocorra como o esperado. Você pode conferir as principais novidades deste novo kernel clicando aqui.

2. Inicio da janela de mesclagem do Linux Kernel 4.9: assim que o Linux Kernel 4.8 estiver oficialmente lançado, a janela de mesclagem para a próxima versão do kernel, a 4.9, será aberta e terá duração de duas semanas. Com isso, será possível conferir as novidades que poderão estar presente no novo kernel. Assim que saírem mais detalhes, estaremos mantendo você informado.

3. Próxima versão do Mesa: devemos ver neste mês de outubro o lançamento de uma nova versão da biblioteca de gráficos 3D Mesa (a mais famosa implementação open source da especificação OpenGL), provavelmente a 13.0, algo que pode acontecer antes do final do mês. Entre os destaques, está a capacidade do driver Intel de lidar totalmente com o OpenGL 4.4 e dos drivers Radeon e Nouveau (NVC0) de suportar parcialmente o OpenGL 4.5.

Contudo, vale ressaltar que o driver Intel já possui todas as extensões do OpenGL 4.5, mais ainda não exibe "OpenGL 4.5" como oficialmente suportado, isso até o momento da escrita deste artigo, algo que pode mudar no futuro.

4. A adição do driver RADV no Mesa: falando em vulcão, o próximo driver com suporte à API Vulkan que pode se fundir ao projeto Mesa é o RADV, criado especialmente para placas da AMD e, provavelmente, em um futuro não muito distante, a melhor alternativa open source ao driver proprietário AMDGPU-PRO para o lado vermelho da força. Se tudo ocorrer como o planejado, o RADV estará presente no Mesa 13.0.

5. Ubuntu 16.10: a próxima versão do Ubuntu, a 16.10, codinome Yakkety Yak, deve chegar em duas semanas e irá oferecer ao seus usuários o Linux Kernel 4.8, fazendo com que o sistema operacional possa possa lidar melhor com hardwares mais novos, bem como outras melhorias.

6. 'Velho, não obsoleto': o X.Org Server 1.19 tem estreia prevista para este mês de outubro, com melhor suporte para XWayland, melhorias para aceleração via GLAMOR 2D e muito mais.

7. Preparações para a chegada do Fedora 25: este é o mês em que o Fedora 25 se prepara para o seu lançamento oficial, que deve acontecer em novembro, tendo o seu ciclo de desenvolvimento encerrado. A distribuição Linux pode ser a primeira a oferecer suporte de alto nível ao Wayland por padrão.

8. Rumo ao GNOME 3.24: como o GNOME 3.22 já está oficialmente disponível, os desenvolvedores do ambiente gráfico se preparam para a próxima grande versão, a 3.24. Com isso, o GTK será mesclado com o GTK Scene Kit e são esperadas melhorias contínuas para o Wayland, bem como outras novidades para o desktop Linux.

9. KDE Plasma 5.8: a nova grande atualização do ambiente gráfico KDE Plasma está prevista para chegar na próxima semana. Além de trazer muitas melhorias, esta deve ser a primeira versão LTS      com um suporte a longo prazo      do KDE Plasma 5. Entre as distribuições Linux que deve trazê-lo por padrão, é o openSUSE Leap 42.2, que deve chega uma semana após a conferência SUSECon, em 16 de novembro.

10. O mês dos testadores do "susão": é neste mês de outubro que o openSUSE Leap 42.2 ganhará sua terceira build Beta, prevista para o dia 6 e, como você deve ter visto logo acima, deve contar com o KDE Plasma 5.8 LTS. Depois disso, haverá mais duas builds Release Candidate (RC), RC1 em 18 e, para ficar registrado, o RC2 que chega somente em 2 de novembro.


FONTE: Phoronix

COMENTÁRIOS