Driver open source para GPUs da AMD ganhará melhorias de desempenho para Dirt: Showdown


No início do mês de agosto, publicamos um artigo onde falávamos que Marek Olšák, um desenvolvedor da AMD que está constantemente trabalhando para melhorar a performance do driver open source Radeon, disponibilizou novos patchs que prometiam ganhos de mais de 23% em BioShock Infinite. Agora, segundo Marek, graças a um novo patch de correções, quem deverá se beneficiar é Dirt: Showdown.

De acordo com o desenvolvedor, donos de GPUs da AMD que fazem uso do driver open source Radeon, poderão ter ganhos de até 15% com o jogo na configuração Ultra. Contudo, apesar de Marek mencionar apenas o título da Codemasters, é bem provável que outros jogos também possam se beneficiar com a novidade. "Esta é uma correção séria de desempenho. Descoberta por sorte", afirma Marek Olšák.

Além disso, outra novidade que deve animar os adeptos ao lado "vermelho" da força, graças ao desenvolvedor Nicolai Hähnle, da AMD, é o suporte completo ao OpenGL 4.4 (embora as extensões do OpenGL 4.5 já estejam completas), com a implementação da última extensão necessária ARB_enhanced_layouts.

No entanto, para que o OpenGL 4.5 seja exposto no driver Radeon, será necessário primeiro passar oficialmente pelo conjunto de testes de conformidade impostos pelo The Khronos Group, o consórcio responsável pelo OpenGL e Vulkan, entre outras APIs. Um outro exemplo é o driver da Intel (i965/gen8+), que já possui todas as extensões do OpenGL 4.5 implementadas, mas atualmente só mostra que tem suporte oficial até o OpenGL 4.4.

É muito animador ver essas melhorias vindo em ritmo acelerado em direção a nós, usuários AMD. O próximo grande lançamento da biblioteca de gráficos 3D Mesa, a 13.0, provavelmente já deve trazer todas as novidades apresentadas aqui e chegará em meados de novembro.


FONTE: GamingOnLinux | Phoronix | Freedesktop.org

COMENTÁRIOS