Ubuntu 17.04 ''Zesty Zapus'' já está aberto para desenvolvimento


Chamado de "Zesty Zapus" por Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, o Ubuntu 17.04 já está aberto para o desenvolvimento. O sistema operacional, assim como o atual Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak), deve contar apenas com 9 meses de suporte, já que não se trata de mais um LTS, ou seja, com um suporte a longo prazo, mas deve oferecer as últimas versões de softwares e do kernel Linux.

De acordo com Matthias Klose, desenvolvedor da Canonical, o ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 17.04 já começa com duas alterações importantes, como o fato de que o GCC (GNU Compiler Collection) para a arquitetura ARM64 (AArch64) e ARMHF agora é construído a partir do ramo GCC Linaro e que a transição do sistema operacional para as bibliotecas Boost 1.62 e OpenMPI foi iniciada.

Infelizmente, ainda não foi publicado um cronograma de lançamento para a nova versão do sistema operacional, por isso não podemos dizer ainda quando você vai poder ter acesso às primeiras versões Alpha. No entanto, assim como aconteceu nos lançamentos anteriores do Ubuntu, "Zesty Zapus" terá duas builds Alpha e um Beta para os sabores oficiais.

O primeiro lançamento oficial de desenvolvimento do Ubuntu 17.04      isto é, com o ambiente gráfico Unity      será o 'Final Beta' e a versão final estará disponível em algum momento de abril de 2017. Como de costume, vamos acompanhar de perto todo o seu ciclo de desenvolvimento para deixar você sempre informado. Fique ligado no LinuxBuzz!


FONTE: Softpedia | Ubuntu

COMENTÁRIOS