Lançado o Fedora 25, a primeira distribuição Linux que oferece o Wayland como o padrão


Foi lançado hoje, 22 de novembro, o tão aguardado Fedora 25. A nova versão do sistema operacional, que passou por um período de desenvolvimento de seis meses e foi adiado duas vezes, é um marco importante para o projeto, sendo a primeira das mais importantes distribuições Linux que traz o Wayland como o servidor de exibição principal, mas apenas na edição Workstation, que o oferece aos usuários o ambiente gráfico GNOME 3.22, deixando o Xorg como uma segunda opção.

"Wayland agora substitui por padrão o antigo servidor de exibição X11. Seu objetivo é oferecer uma experiência mais suave e mais rica ao navegar no Fedora Workstation. Como todo o software, ainda pode haver alguns bugs. Você ainda pode escolher o antigo servidor X11, se necessário. Depois de selecionar o usuário de login, use o ícone de configurações para alternar. Mas esse servidor de exibição mais recente foi projetado para acompanhar o sistema operacional e hardwares modernos", diz Paul W. Frields, ex-líder do projeto Fedora.

Contudo, o Wayland ainda não está pronto para quem curte aquela jogatina e, claro, faz uso dos drivers proprietários, como é o caso de quem possui uma placa moderna da NVIDIA. Ou seja, se você quer rodar jogos AAA, onde os drivers open source podem não oferecer o máximo de desempenho, será necessário ativar o X.Org Server (X11). Felizmente, essa limitação deve acabar em um futuro não muito distante, isto é, no caso do GNOME com Wayland.

Entre outras coisas implementadas no Fedora 25 que merecem destaque, está a adição de uma nova ferramenta chamada "Fedora Media Writer", que promete permitir aos usuários criar Live USB com o Fedora e outras distribuições Linux, suporte para reprodução de arquivos MP3, a implementação de melhorias para o formato universal Flatpak e, sob o capô, está presente o Linux Kernel 4.8.

Além disso, foram corrigidos problemas envolvendo extensões do GNOME Shell, o que significa que sua antiga extensão agora deve ser totalmente suportada na edição Workstation. Para as "Spins" do Fedora 25, estão disponíveis os ambientes gráficos KDE Plasma 5.8 LTS, Xfce 4.12, MATE 1.16, Cinnamon 3.2 e LXDE.

Você pode fazer download do Fedora 25 Workstation agora mesmo, através deste link. Já as Spins do sistema operacional podem ser encontradas clicado aqui.


FONTE: Fedora Magazine | Fedora Mailing-Lists

COMENTÁRIOS