Nintendo Switch possui suporte para as APIs Vulkan e OpenGL


Desde que o Nintendo Switch foi oficialmente anunciado, o qual era chamado de "NX", surgiram algumas especulações de que o novo console, que é alimentado por um chip Tegra, da NVIDIA, estava fazendo uso da API gráfica multiplataforma Vulkan. O rumor ganhou mais força quando as pessoas começaram a perceber que a Nintendo já fazia parte do The Khronos Group, o mesmo consórcio responsável pelo OpenGL.

Agora, para acabar de vez com o rumor, bem como confirmar a informação, o novo console da Nintendo apareceu no site oficial do The Khronos Group como um dispositivo certificado e em conformidade com a especificação 1.0 da API Vulkan. Ainda, segundo as poucas informações disponíveis no site sobre o dispositivo, o sistema operacional do Switch se chama "Nintendo OS" e ele passa no Vulkan 1.0.1.0 CTS.



A aparição do dispositivo aconteceu no site do consórcio no dia 18 de dezembro. Além disso, o Nintendo Switch também é listado como tendo suporte para as APIs OpenGL 4.5 e OpenGL ES 3.2. Contudo, não há menção de conformidade com o OpenCL ou quaisquer outras APIs do The Khronos Group.

O lançamento oficial do Nintendo Switch deve acontecer em março de 2017. Espera-se que antes mesmo da estreia do novo console híbrido surjam mais informações e detalhes sobre o "Nintendo OS" e quais jogos farão uso do OpenGL e Vulkan.


FONTE: Phoronix | The Khronos Group

Comentários