Lançado o KDE Plasma 5.9 com menus globais e um melhor suporte para Wayland


Foi lançado hoje, 31 de dezembro, o KDE Plasma 5.9 trazendo novas funcionalidades e um melhor suporte para o gerenciador de exibição de próxima geração Wayland. Contudo, um dos seus principais destaques são os menus globais, um recurso que estava disponível na série 4.x do ambiente gráfico, mas somente agora está oficialmente disponível no KDE Plasma 5.x.

"Menus globais voltaram. O recurso pioneiro do KDE para separar a barra de menus da janela da aplicação permite o novo paradigma da interface do usuário com um Plasma Widget mostrando o menu ou bem escondido na barra da janela", diz o anúncio oficial.

Menus globais em um Plasma Widget.

Menus globais na barra de janelas.

Wayland

Graças ao melhor suporte ao Wayland, agora os usuários podem definir esquemas de cores para as janelas, o que pode ser útil para acessibilidade, implementa o suporte de ocultar automaticamente o painel e exibe corretamente o ícone da janela no painel ao usar aplicativos X11. Além disso, há agora uma nova ferramenta de configuração para configurar o touchpad. Os usuários que optarem em usar o Wayland também podem configurar gestos e movimentos relacionados com o touchpad.

Novo módulo de configurações de rede

O KDE Plasma 5.9 conta com um novo módulo de configurações para conexões de rede, que fica disponível no painel de configurações do sistema. O design do módulo é inspirado no applet de rede, enquanto a própria funcionalidade de configuração é baseada no antigo editor de conexões. Isso significa que, embora ele tenha um novo design, as funcionalidades continuam sendo as mesmas.


Entre outras novidades, há melhorias para o gerenciador de tarefas, barras de rolagem compactas, os temas "Look and Feel" agora suportam a mudança de decorações de janelas, um melhor suporte para HiDPI e muito mais. Confira um vídeo abaixo com a nova versão do KDE Plasma em ação:



Para mais detalhes sobre o KDE Plasma 5.9, confira o anúncio oficial, clicando aqui. A nova versão do ambiente gráfico terá um ciclo de lançamentos rápido e normal que consiste em um total de cinco versões de manutenção, a última, o KDE Plasma 5.9.5, chega em 25 de abril de 2017.


FONTE: KDE

Comentários