Lançado o Regata OS 18 ''Honeycomb'' com suporte para Vulkan e NVENC [Atualizado com vídeo]


Foi lançado no último sábado (28) o Regata OS 18 "Honeycomb", que é um marco importante para o projeto, já que oferece suporte por padrão para o codec NVENC, da NVIDIA, bem como para a API Vulkan para os donos de placas da AMD e para aqueles que fazem uso dos gráficos integrados da Intel. Contudo, é necessário que esses usuários possuam modelos de hardware mais recentes como, no caso da AMD, GPUs da família Volcanic Islands (Fury, Tonga e etc).

Além disso, o suporte ao NVENC (a partir da série GeForce 600 - Kepler e mais recente) só será totalmente funcional, obviamente, após o usuário instalar o driver proprietário da NVIDIA, algo que também é requerido para se ter suporte para as APIs Vulkan e OpenGL 4.5.

Isso basicamente significa que, dependendo do hardware que você tiver em mãos, seja ele NVIDIA, AMD ou Intel, será possível rodar os jogos Dota 2, vkQuake, The Talos Principle e o novo DOOM 2016 (via Wine) com a Vulkan ativada.


Sob o capô, o Regata OS agora conta com o Linux Kernel 4.9.4, traz a biblioteca de gráficos 3D Mesa 13.0.3, que será sempre atualizada para as últimas versões estáveis disponíveis, o que não deixa de ser uma boa notícia para os usuários Intel e AMD, e traz como ambiente gráfico padrão o KDE Plasma 5.8.3 LTS. Além disso, também está disponível um suporte inicial para o driver de vídeo proprietário da AMD, o AMDGPU-PRO, que atualmente está na sua versão 16.60.



É baseado no openSUSE? Já é um diferencial!

Quem é usuário Linux de longa data, provavelmente irá perceber desde o início que o Regata OS é baseado na distribuição openSUSE. Contudo, seu principal diferencial, quando comparado com a distro do mascote "Geeko", é focar desde o usuário iniciante no mundo da computação pessoal até os jogadores e criadores de conteúdo, mas não só apenas em iniciantes no universo Linux.

Ou seja, não é mais uma remasterização que quer ser uma distribuição Linux, ou se maquiar de uma distro, para tentar "se infiltrar na comunidade Linux", mas oferecer uma alternativa gratuita para os usuários do PC com tudo que há de melhor disponível no openSUSE e para a plataforma Linux, seja tecnologias proprietárias ou não.

Pode até parecer algo fútil, bobo, mas abre um leque de possibilidades para o projeto, além de uma certa liberdade, principalmente quando o foco acaba sendo também jogadores, um detalhe que torna o Regata OS ainda mais ousado, se assemelhando ao que a Valve quer oferecer com o SteamOS, mas, este, por sua vez, tem foco na sala de estar (além de, claro, pertencer a Valve). Um bom exemplo desse 'leque de possibilidades e liberdade', é o suporte ao NVENC por padrão.

Infelizmente, não há nem uma grande empresa patrocinando o Regata OS agora, por exemplo, mas o sistema operacional vem amadurecendo e agradando aqueles que também possuem projetos com foco em jogos na plataforma Linux, como o Renato, do canal Fast OS, que se interessou pelo projeto, tornando-se um Beta Tester, e que publicou um vídeo falando um pouco de sua experiência com o Regata OS 18 no canal Oficina do Tux.

Você pode fazer download do Regata OS 18 "Honeycomb" agora mesmo através do site oficial do desenvolvedor, clicando aqui.


FONTE: Regata OS Blog

Comentários