Vai comprar um AMD Ryzen? Use as versões mais recentes e estáveis do Linux Kernel


Com chegada marcada oficialmente para 2 de março, os primeiros modelos dos novos processadores AMD Ryzen já estão disponíveis em algumas lojas brasileiras para a compra antecipada e se você está planejando adquirir alguma CPU Ryzen, é bom ficar de olho na versão do seu kernel Linux. Para obter suporte e desempenho adequado, o ideal é que você instale versões mais recentes e estáveis do Linux Kernel.

Contudo, se você é um usuário Linux iniciante e não faz a mínima ideia de como instalar a última versão estável do Linux Kernel na sua distribuição Linux, fique tranquilo. De acordo com o site Phoronix, se você já estiver executando o Ubuntu 16.04.2 ou o Ubuntu 16.10 já será o suficiente para obter um bom suporte aos processadores AMD Ryzen, embora alguns recursos do processador fiquem em falta.

Sendo assim, o ideal mesmo seria ter o Linux Kernel 4.10 devidamente instalado, já que esta versão do kernel conta com suporte oficial para os novos processadores da AMD. Mas se você não se sentir confortável em mudar para o recém lançado Linux Kernel 4.10 ou se sua distribuição Linux ainda não oferece uma maneira fácil para atualizar o kernel, uma alternativa é recorrer ao Linux Kernel 4.9.10.

Entre os recursos dos processadores AMD Ryzen que são suportados pelas versões 4.10 e 4.9.10 do Linux kernel é o Simultaneous Multi-Threading (SMT), que funciona basicamente como o Hyper-Threading (HT) da Intel. Ou seja, se você se preocupa com desempenho multi-threaded, apenas certifique-se de que está executando uma versão mais recente do kernel.

Outro bom motivo para você optar em usar versões mais recentes do Linux Kernel está no suporte adequado dos modelos de placa-mãe suportadas pelos processadores AMD Ryzen. Algumas placas-mãe de lançamento estão usando o codec de áudio Realtek ALC1220, por exemplo, e esse suporte está vindo apenas com o Linux Kernel 4.11. Entre as placas-mãe AMD que usam o codec Realtek ALC1220 estão a Biostar X370GT7, Gigabyte GA-AX370-Gaming 5, Gigabyte GA-AB350-Gaming 3, entre outras.

E você, caso já não tenha feito a pré-compra, está pensando adquirir em um futuro não muito distante um processadores AMD Ryzen? Deixe-nos saber!


FONTE: Phoronix

COMENTÁRIOS