Driver Nouveau obtem suporte inicial para aceleração por hardware em GPUs Pascal


O driver open source que lida com placas de vídeo da NVIDIA na plataforma Linux, Nouveau, agora possui suporte inicial para aceleração por hardware em GPUs da fabricante com a microarquitetura Pascal, o que inclui a GeForce GTX 1050, 1060, 1070 e 1080. A novidade será possível graças ao tão aguardado firmware assinado que será disponibilizado pela própria NVIDIA.

Este certamente é um grande marco importante no desenvolvimento do driver open source. No entanto, é preciso ressaltar desde o início que, provavelmente, não haverá grandes mudanças no desempenho, se igualando ao que acontece hoje com placas Maxwell, como a GeForce GTX 980, já que não existe qualquer suporte para re-clocking, entre outros recursos importantes.

Além disso, infelizmente, o patch que implementa a novidade está chegando tarde demais para fazer parte da janela de mesclagem do Linux Kernel 4.11. Sendo assim, o suporte para aceleração por hardware em GPUs Pascal provavelmente só estará disponível com a chegada do Linux Kernel 4.12.

Embora o Nouveau pareça estar recebendo um pouco mais de atenção, ainda não é possível obter um alto desempenho com o driver open source. Ou seja, caso você queira tirar o máximo possível da sua GPU NVIDIA no Linux, o driver proprietário pode ser a melhor opção para você.


FONTE: Phoronix

COMENTÁRIOS