Driver NVIDIA 381.09 Beta chega trazendo suporte para a recém-lançada TITAN Xp


A NVIDIA anunciou nesta quinta-feira (06) uma nova versão beta do seu driver de vídeo para a plataforma Linux que traz suporte para GPUs recentemente lançadas pela empresa, além de melhorar a compatibilidade com novas versões do kernel Linux e corrigir diversos problemas encontrados nas versões anteriores do driver. Entre as novas placas suportadas, está a GeForce GTX 1080 Ti e a recém-lançada TITAN Xp.

O novo driver NVIDIA 381.09 Beta também traz suporte para a Quadro M520 e GRID K520. Como mencionado no início do artigo, versões mais recentes do kernel Linux são suportadas, embora as notas de lançamento não mencionem nada sobre o número da versão, então só podemos supor que eles estão falando do Linux kernel 4.11, que ainda está em desenvolvimento, mas que deverá ser lançado no final do mês.

Outra novidade interessantes é a implementação da opção MetaMode "ResamplingMethod", que promete adicionar suporte para métodos "bicubic resampling" ao usar transformações de escala de tela. Além disso, o driver desativa por padrão as otimizações de thread do OpenGL introduzidas na versão 378.09.

Melhorias para a Vulkan e correções de bugs

Com o driver NVIDIA 381.09 Beta, a API Vulkan parece ser uma prioridade na lista de melhorias. Entre as principais alterações neste sentido, está a adição do suporte para oito novas extensões Vulkan, o que inclui VK_EXT_acquire_xlib_display, VK_EXT_display_control, VK_EXT_display_surface_counter, VK_EXT_direct_mode_display, VK_KHX_external_memory, VK_KHX_external_memory_fd, VK_KHX_external_semaphore e VK_KHX_external_semaphore_fd.

Como de costume com qualquer novo Beta, este nova versão traz correções para diversos problemas que os engenheiros da NVDIA descobriram desde a última versão estável. O driver corrige uma falha no kernel, um bug que quebrava o áudio no DisplayPort, bem como um bug que redimensionava as telas do X para 640x480 ao usar a opção "UseDisplayDevice" "none".

Também parece que o logotipo do driver X e suas opções do arquivo xorg.conf correspondentes foram removidos e um bug que deixou o DisplayPort e o áudio HDMI silenciado, fazendo com que a tela permanecesse em branco, foi corrigido. O suporte para aplicativos VDPAU também foi melhorado e alguns outros bugs envolvendo travamentos foram corrigidos.

Mais detalhes técnicos sobre o NVIDIA 381.09 Beta, bem como o link para download você encontra no anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: Softpedia | NVIDIA

COMENTÁRIOS