Suporte ao Ubuntu 12.04 LTS (Precise Pangolin) chegou oficialmente ao fim


O Ubuntu 12.04 LTS (Precise Pangolin) não receberá mais atualizações para correções de bugs ou de segurança. O sistema operacional da Canonical teve seu suporte oficialmente encerrado no final da última semana, mais precisamente em 28 de abril. Com isso, você pode atualizar para o Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr), que será suportado por mais dois anos, até abril de 2019, ou para o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), a versão com suporte a longo prazo mais recente e que será suportada até abril de 2021.

"Este é uma sequencia ao aviso de fim da vida enviado no mês passado para confirmar que a partir de hoje (28 de abril de 2017), o Ubuntu 12.04 não é mais suportado. Não serão mais aceitas atualizações de pacotes no repositório principal do 12.04, que será arquivado no old-releases.ubuntu.com nas próximas semanas", explica Adam Conrad, da Canonical.

Contudo, para aqueles mais teimosos que não querem atualizar para uma versão LTS mais recente e que não se importam em gastar uma grana para continuar usando o Ubuntu 12.04 LTS, a Canonical está oferecendo atualizações de segurança estendidas. Trata-se de um programa especial pago para todos os clientes do Ubuntu Advantage, chamado Extended Security Maintenance (ESM), onde o sistema receberá correções de segurança para o kernel Linux até o usuário decidir que deve atualizar para uma versão mais recente do SO.

Mas caso você queira atualizar gratuitamente sua instalação do Ubuntu 12.04 LTS, a Canonical explica que você deve primeiro atualizar para o Ubuntu 14.04 LTS e só depois para o Ubuntu 16.04 LTS.

O Ubuntu 12.04 LTS (Precise Pangolin) foi lançado há quase cinco anos, em 26 de abril de 2012. Foi a quarta versão do Ubuntu LTS, com o ambiente gráfico Unity e com tecnologias de alto nível para servidores.


FONTE: Softpedia | Ubuntu

Comentários