Canonical quer que você ajude a testar o novo tema Ambiance do Ubuntu no GNOME


Os usuários do Ubuntu estão sendo incentivados a ajudar a testar a versão melhorada do tema Ambiance, padrão desde a versão 10.04 LTS do sistema operacional da Canonical, no ambiente gráfico GNOME. Entre as principais diferenças do tema, que devem aperfeiçoar ainda mais a integração com o GNOME, estão cantos arredondados, sombras de janela e melhor espaçamento de elementos dentro do CSD (Client Side Decoration).

Segundo Marco Trevisan, da Canonical, que recentemente convidou os usuários do Ubuntu para testarem o novo Ambiance, "um aspecto importante [do Ubuntu é] a aparência visual, e a equipe do Ubuntu Desktop decidiu que os temas padrão para o Ubuntu 17.10 continuarão sendo os que você sempre amou! Agora alguns trabalhos estão sendo feitos para se certificar de que ambos Ambiance e Radiance possuem boa aparência e trabalham bem no GNOME Shell".


"Isso [o tema Ambiance melhorado] já é bem melhor [que a atual versão do tma], mas não podemos corrigir bugs que desconhecemos... Então, é aqui que você pode ajudar a tornar o Ubuntu melhor!", acrescenta.


Como ajudar a testar o Ambiance (e Radiance)

Marco Trevisan recomenda que os voluntários testem o tema melhorado nas últimas versões do Ubuntu 17.10 (ainda em desenvolvimento), mas você não precisa ir tão longe se não quiser. Instale o Ubuntu GNOME 17.04 e, em seguida, instale manualmente a versão mais recente do tema Ambiance (clicando aqui) e depois mude para ele através da ferramenta GNOME Tweak, que você pode instalar através deste link.

Após a instalação e habilitação do tema, quando você estiver utilizando o sistema operacional e se deparar com algum bug envolvendo o tema Ambiance em uma janela de algum aplicativo, por exemplo, abra o seu Terminal e execute o seguinte comando:
ubuntu-bug light-themes
Só não esqueça de anexar uma screenshot  para que os desenvolvedores possam ver o que precisa ser corrigido.

Se você é um desenvolvedor web, você pode até se envolver com ajustes no tema também. Como bem lembra Marco Trevisan, os temas Gtk usam CSS.

"Tudo o que você precisa fazer é simplesmente usar o Gtk Inspector, que pode ser iniciado a partir de qualquer aplicativo Gtk3, e escrever algumas regras CSS e ver como eles são aplicados. Quando estiver satisfeito com sua solução, basta criar uma [proposta de mesclagem] para os Ubuntu Themes [no Launchpad]".


FONTE: OMG! Ubuntu! | Marco Trevisan Blog

Comentários