Fedora 27 Workstation permitirá que você compartilhe impressoras facilmente


O Fedora Workstation provavelmente é a principal edição da distribuição Linux, baseado no moderno e popular ambiente gráfico GNOME, e enquanto os trabalhos da próximo Fedora 26 ainda estão em andamento, parece que a equipe de desenvolvimento já está preparando algumas novidades para o próximo grande lançamento após a versão 26, ou seja, o Fedora 27 Workstation, que promete permitir que os usuários compartilhem facilmente impressoras pela rede.

"O Fedora 26 ainda não está pronto, mas já é hora de pensar em como melhorar a edição Workstation do Fedora 27. Uma das áreas em que minha equipe está se concentrando é a impressão (no lado do desktop). Para o GNOME 3.24 e Fedora 26 Workstation, conseguimos uma nova interface para o módulo de impressão no GNOME Control Center. Dá uma visão muito mais limpa das impressoras que estão configuradas no seu sistema", explica Jiří Eischmann, gerente associado de engenharia de Software na Red Hat, em um post em seu blog pessoal.


"Uma coisa que eu acho que merece uma melhoria é o compartilhamento de impressoras. O GNOME Control Center não permite que você compartilhe facilmente uma impressora com outros dispositivos pela rede. Eu ouvi os usuários se queixado pela falta do recurso e a concorrência fornecendo-o. Compartilhamento via IPP já é perfeitamente suportado pelo CUPS, você só precisa expor na interface do usuário."

É um fato conhecido que uma das principais características do Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) era chamada de "impressão sem driver", significando que o sistema operacional suportava a impressão sem drivers específicos para a impressora. Na verdade, foi adicionado o suporte para impressoras IPP Everywhere e Apple AirPrint, algo que também deve ser fornecido com a distribuição Linux Fedora para permitir que os usuários compartilhem impressoras com seus dispositivos móveis, por exemplo.

É claro que, quando falamos sobre impressoras Apple AirPrint, estamos falando de dispositivos iOS, mas, para usuários do Android, o desenvolvedor recomenda usar o serviço Google Cloud Print, que já é suportado no Fedora, pelo menos no lado do cliente. Portanto, Jiří Eischmann está propondo a implementação de um lado do servidor, assim você poderá também imprimir a partir do seu dispositivo Android usando o Fedora.

Mas, até lá, o trabalho sobre o Fedora 26 continua, e parece que o próximo sistema operacional entrará nos estágios Beta de seu desenvolvimento no final deste mês, em 30 de maio, com base no ambiente gráfico GNOME 3.24 na edição Workstation, que apresenta uma nova interface para o módulo de impressão no GNOME Control Center, oferecendo aos usuários uma visão geral mais limpa das impressoras configuradas no sistema.


FONTE: SoftpediaBRNO HAT

Comentários