KDE Plasma 5.10 Beta chega com suporte para os formatos de pacotes Snap e Flatpak


Foi lançada hoje, 15 de maio, a versão beta do KDE Plasma 5.10 que conta com várias melhorias, como é o caso da "Visualização de Pastas", da área de trabalho, que agora é a opção padrão, e do gerenciador de softwares Plasma Discover, que ganhou uma nova versão e agora possui um suporte experimental para a instalação de pacotes no formatos universais Snap e Flatpak.

"Foi implementado um suporte experimental para os novos formatos de pacotes. O centro de softwares Discover ganhou backends provisórios para Flatpak e Snappy. O novo plugin xdg-desktop-portal-kde adicionou a integração do KDE aos aplicativos empacotados com Flatpak", diz o anúncio oficial.

Além disso, o Plasma Discover agora possui suporte para o Open Desktop Ratings Service (ODRS), do GNOME, que substitui o antigo recurso de popularidade do Ubuntu, permitindo a integração de comentários. O gerenciador de tarefas do painel também foi aprimorado e agora permite que os usuários agrupem e desagrupem aplicativos usando o clique do meio do mouse.


Como mencionado no início do artigo, a "Visualização de Pastas" (Folder View), além de ser habilitada por padrão, também recebeu melhorias de desempenho e agora permite que os usuários redimensionem widgets na área de trabalho apenas arrastando as bordas e movendo-os com Alt + clique com botão esquerdo do mouse. Mas existem muitos outros aprimoramentos.

O KDE Plasma 5.10 também possui um novo módulo nas Configurações do Sistema, chamado Plymouth Splash Screen, que permite ao usuário escolher o tema de boot favorito para o Plymouth na inicialização do sistema operacional, bem como obter novos temas. Quem também recebeu melhorias foi o suporte para telas sensíveis ao toque, onde agora é possível acessar o teclado virtual na tela de bloqueio ou login.


O trabalho para portar o KDE Plasma 5 para o servidor de exibição de próxima geração Wayland continua em progresso. As melhorias mais recentes do Wayland incluem a capacidade do gerenciador de janelas KWin para suportar o dimensionamento de telas por diferentes níveis em configurações com um monitor HiDPI e uma tela DPI normal e melhor suporte de layout de teclado com um novo alternador de layout no systray, comutação de layout baseada em políticas e uma interface IPC. Contudo, a sessão Wayland ainda não está pronta para o usuário final.

A nova versão do ambiente gráfico também vem com mudanças, ainda mais pequenas, porém importantes. Entre elas, podemos citar a capacidade de controlar a reprodução de mídia a partir da tela de bloqueio, suporte para pausar a música durante a suspensão do sistema operacional, melhores diálogos de senha para autenticação de rede, sugestões de instalação de aplicativos no KRunner e muito mais.

O KDE Plasma 5.10 Beta (5.9.95) está disponível para os testadores, mas, provavelmente, não estará disponível nos repositórios de software oficiais da sua distribuição Linux preferida. A versão final está prevista para o final do mês, no dia 30 de maio, e só então os fãs do KDE poderão atualizar seus desktops modernos para a nova versão.


FONTE: Softpedia | KDE

COMENTÁRIOS