Lançado o Mesa 17.1 com OpenGL 4.2 para Intel Ivy Bridge e com mais melhorias Vulkan


Foi lançado hoje, 10 de maio, o Mesa 17.1, uma grande atualização que apresenta inúmeras melhorias para praticamente todos os drivers de vídeo open source, como é o caso dos drivers Vulkan RADV, que lida com placas da AMD, e ANV, para aqueles que fazem uso dos gráficos integrados da Intel. Outra novidade que merece destaque, é o suporte para o OpenGL 4.2 em processadores Intel com a microarquitetura Ivy Bridge.

Com isso, segundo os desenvolvedores, o driver de vídeo OpenGL para Linux que lida com os gráficos integrados da Intel, chamado de i965, agora está em pé de igualdade no quesito 'funcionalidades' com o driver da empresa para o Android, macOS e Windows, algo que já vinha sendo prometido antes mesmo do lançamento do Mesa 17.0.

Outra boa notícia, mas, desta vez, para os amantes da AMD, é que o RADV recebeu várias melhorias para passar na conformidade com o Khronos Vulkan CTS (Conformance Test Suite) e o shader em cache de disco foi implementado para melhorar o tempo de inicialização e compilação de shaders em diversos jogos.

Se você ama jogar na sua distribuição Linux, você provavelmente vai querer atualizar para o Mesa 17.1. De acordo com o anúncio oficial, esta nova versão da biblioteca de gráficos 3D "inclui melhorias significativas de desempenho para jogos graças a Feral Interactive".

"Para agradecer aos colaboradores que tiveram pelo menos 25 commits para o Mesa nos últimos cinco anos, a Feral Interactive está oferecendo Steam Keys especiais, garantindo acesso gratuito a todo o repertório [de jogos para] Linux", explica Emil Velikov, gerente de lançamentos do Mesa. Um muito obrigado a Feral Interactive pelo seu gesto amável! Embora isso possa não
ajudar na produtividade [diversão para todos], todos nós estamos ansiosos para experimentar seus jogos fantásticos!"

Mais detalhes técnicos sobre todas as novidades implementadas no Mesa 17.1, você confere no anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: Freedesktop.org

COMENTÁRIOS