OpenGL vs Vulkan: confira alguns testes de benchmark de Serious Sam Fusion 2017 no Linux


Serious Sam Fusion 2017, a nova compilação de games da famosa série da Croteam, ganhou mais uma nova atualização que, entre as novidades, traz algumas opções para quem ama fazer benchmarks, que são bastante extensas, permitindo que você faça vários níveis de testes com cada jogo disponível. Você pode encontrar o modo de benchmark no menu "Extras".

Antes de partimos para os benchmarks, que foram realizados pelo pessoal do site GamingOnLinux, envolvendo ambas as APIs OpenGL e Vulkan, é importante ressaltar que a nova versão da engine Fusion utilizada pela Croteam no desenvolvimento dos jogos disponíveis em Serious Sam Fusion 2017 ainda está em sua fase Beta.

Além disso, o modo de benchmark não é 100% preciso, já que em alguns casos foram observadas algumas pequenas diferenças. Contudo, novos resultados são sempre muito próximos de testes anteriores. Há também momentos em que, ao alternar entre as APIs gráficas, algumas configurações são redefinidas, portanto, se você planeja fazer seus próprios testes, verifique as configurações todas as vezes antes de dar inicio ao benchmark para ter certeza. Sem mais delongas, confira os resultados abaixo:

Serious Sam HD: The First Encounter

Serious Sam HD: The Second Encounter

Como podemos ver nos resultados acima, onde o jogo é executado no Ultra, a Vulkan sempre sai na frente, chegando em média na casa dos 250 FPS, embora os resultados de ambas as APIs acabem se aproximando quando há um aumento no nível de anti-aliasing (8xMSAA), o que garante melhor qualidade de imagem, mas que acaba fazendo com que o jogo exija mais da máquina.

Outra boa notícia para os fans da série, é que a nova atualização também traz várias correções, especialmente para a API OpenGL, suporte a modding aprimorado, o alternador de APIs também está listado na parte superior do menu gráfico (bem como na opção "Extras"), há melhorias para o multiplayer online e muito mais.

Você pode conferir uma lista completa com todas as novidades clicando aqui.


FONTE: GamingOnLinux

Comentários