Devs do RADV estão preparando o driver Vulkan para suportar a linha Radeon RX Vega


Os desenvolvedores do driver Vulkan RADV já estão começando a preparar o software para suportar a linha Radeon RX Vega da AMD. Um bom exemplo disso é que nesta quinta-feira (01) uma série de novos patches foram anunciados para serem implementados na biblioteca de gráficos 3D Mesa para "realinhar alguns códigos antes do GFX9", o codename interno das GPUs Vega.

Os quatro patches, apresentados pelo desenvolvedor David Airlie, são relativamente pequenos e possuem apenas a finalidade de preparar o terreno para a chegada do suporte para GPUs Vega. A série de patches já está no Mesa-dev, mas não é muito excitante por si só.

"Isso [os patches] apenas refatora e move algum código com antecedência ao suporte para GFX9, deve reduzir os riscos de regressão, ficando este em primeiro lugar", diz David Airlie.

Será interessante ver como chegará o suporte para GPUs Vega no RADV e se a AMD está fornecendo acesso às novas placas de vídeo ou documentação inicial da nova arquitetura à David Airlie para que ele possa implementar suporte para a linha Vega neste driver Vulkan open source. Caso contrário, o desenvolvedor terá que esperar o lançamento oficial das placas de vídeo para poder ter acesso aos novos hardwares.

Enquanto isso, o RADV ainda não é oficialmente suportado pela AMD, já que a empresa ainda permanece comprometida com o seu driver Vulkan proprietário, mas planos para eventualmente abrir o seu código no futuro. No entanto, ainda não se sabe quando o driver Vulkan da AMD finalmente será open source.

As novas Radeon RX Vega serão oficialmente lançadas no final de julho.


FONTE: Phoronix | Freedesktop.org

COMENTÁRIOS