Futuras versões do Mesa devem rodar melhor Doom com a API Vulkan no Wine


Enquanto a id Software não anuncia uma versão de Doom (2016) para a plataforma Linux, a comunidade não para de trabalhar em melhorar o suporte ao jogo, que atualmente pode ser executado no sistema do pinguim através do Wine. Uma prova disso é que os desenvolvedores do Mesa implementaram um patch para o SPIR-V que deve fazer com que o game rode melhor nos driver Vulkan open source ANV, da Intel, e RADV, para GPUs AMD.

"Doom é oferecido com uma versão quebrada do GLSLang que lida com modelos como se fossem argumentos de função de uma forma que não é compatível com as especificações. Em particular, cria uma variável temporária de modelo local e copia o modelo para a variável. Enquanto Dave trabalhava em um patch que por um tempo fazia [o jogo] funcionar, nunca apoiamos o seu patch porque esperávamos que uma atualização do jogo poderia sair com shaders corrigidos", explica Jason Ekstrand, membro da equipe de desenvolvedores do Mesa.

"Infelizmente, nenhuma atualização do jogo aparece no horizonte e encontrei esse problema em mais de um aplicativo, então acho que estamos presos trabalhando em torno dele [se referindo o problema com o GLSLang]. Esperemos que um dia possamos excluir este código", concluiu.

De acordo com os comentários presentes no código do patch, The Talos Principle passou pelos mesmos problemas logo no início quando ganhou suporte para a API Vulkan. No entanto, logo recebeu uma atualização com correções para o GLSLang quebrado, diferente de DOOM. Confira a baixo um vídeo de DOOM rodando no openSUSE 42.2, porém, com o driver proprietário AMDGPU-PRO:



Com a novidade sendo implementada na versão de desenvolvimento do próximo Mesa 17.2, o jogador não terá muitos problemas ao executar DOOM com Wine nos drivers Vulkan open source. Como bem lembra Jason Ekstrand, o patch estará disponível no Mesa até que a id Software decida atualizar o jogo com uma versão corrigida do GLSLang.

E você, já tentou rodar DOOM com Wine na sua distribuição Linux? A experiência foi boa? Compartilhe suas experiências a gente!


FONTE: Phoronix | Freedesktop.org

Comentários