GStreamer agora possui suporte para decodificação com NVDEC em GPUs NVIDIA


Presente em diversas distribuições Linux, o framework GStreamer, utilizado no desenvolvimento de aplicações que lidam com streams multimídia, como áudio e vídeo, bem como responsável por oferecer o serviço de multimídia dos aplicativos, como editores de vídeo, streaming e players de mídia, agora possui um plugin capaz de proporcionar suporte ao NVDEC, permitindo decodificação de vídeo acelerada por hardware em GPUs NVIDIA.

O novo plugin chega graças ao constante trabalho da empresa Ericsson, entre outros contribuintes, e possui suporte completo de integração com o OpenGL. O NVDEC está presente no NVIDIA Video Codec SDK e suporta GPUs com a arquitetura Kepler e mais recentes.

Entre os formatos de vídeo suportados, podemos citar H.264, H.265, VP8, VP9, VC1 e muito mais. Os donos de placas de vídeo com a arquitetura Pascal poderão obter suporte para vídeo em até 8K, enquanto que GPUs Maxwell estão limitadas ao 4K.

Mais detalhes sobre o suporte ao NVDEC no GStreamer você confere clicando aqui.  Como o GStreamer é open source, você pode ter acesso a todo o código do novo plugin através deste link.


FONTE: Phoronix

Comentários