Segundo dev, muitos usuários do Ubuntu levarão algum tempo para se adaptar ao GNOME


De acordo com Iain Lane, membro da equipe de desenvolvedores do Ubuntu, a Canonical tem uma tarefa muito importante para realizar este ano para o próximo Ubuntu 17.10: a empresa pretende substituir o atual Unity 7 pelo GNOME, adaptando o ambiente gráfico para torná-lo o mais amigável possível para os usuários do Ubuntu, mas respeitando os padrões de design impostos pelo projeto GNOME.

Em sua mais recente postagem no Ubuntu Insights, Iain Lane fala sobre os primeiros desafios que ele e sua equipe do Ubuntu Desktop enfrentam com a transição do Unity 7 para o GNOME. Isso inclui coisas como barras de cabeçalho e menus de aplicativos, para os quais foi necessário criar patches com correções para tornar os apps mais amigáveis com o ambiente gráfico.

"Para a próxima versão (em outubro), nos foi dada uma grande tarefa. Mude o ambiente gráfico Unity para o GNOME Shell. Faça a transição mais suave possível para os nossos usuários, mas, ao mesmo tempo, respeite as decisões de design do upstream. Isso parece uma coisa boa: se você é liderado pela equipe upstream, então deve haver menos para mudar e ajustar, certo?", diz Iain Lane.

A boa notícia para a equipe do Ubuntu Desktop é que eles agora terão menos patches para manter, já que vários aplicativos do GNOME parecerem rodar melhor no Ubuntu, mas a má notícia para muitos usuários do Ubuntu de longa data é que eles terão que se ajustar à interface do GNOME, embora a Canonical tenha prometido que os desenvolvedores tentarão tornar a migração do Unity para o GNOME a mais suave possível.

"Existe um número muito grande de usuários do Ubuntu que estão acostumados com a forma como o ambiente gráfico Unity funciona atualmente. Nós nos preocupamos muito com esses usuários e queremos garantir que eles estejam felizes com o seu desktop depois de migrar para o GNOME. Podemos percorrer um longo caminho ao admitir que há um certo período inevitável de ajuste que os usuários precisarão passar", explica Iain Lane. "Parece que este será o lançamento interessante aclamado pelos críticos, mas não está tudo perfeito."

Você pode conferir a postagem completa de Iain Lane no Ubuntu Insights através deste link.


FONTE: Softpedia | Ubuntu Insights

COMENTÁRIOS