UBports está trabalhando em port do Ubuntu Touch para o Nexus 5


A UBports anunciou recentemente que conseguiu rodar com sucesso um port do sistema operacional móvel Ubuntu Touch, que antes teve o desenvolvimento abandonado pela da Canonical, no smartphone Nexus 5. Além disso, a versão modificada do Ubuntu Touch para ser compatível com o dispositivo é baseada no Ubuntu 16.04, o que significa também que outros aparelhos suportados receberão a nova base, que atualmente executam o Ubuntu 15.04.

"Estamos nos concentrando no [Ubuntu 16.04] Xenial e Helium. Veremos se podemos conseguir mais alguns desenvolvedores trabalhando no [Ubuntu] 15.04 novamente, mas, por enquanto, o projeto está fortemente baseado no que os desenvolvedores *querem* fazer", afirma a UBports no mais recente comunicado.

Ubuntu Touch da UBports no modo desktop.

"Halium" é uma iniciativa de código aberto que serve como base para diversos sistemas operacionais, incluindo SailfishOS, AsteroidOS, KDE Plasma Mobile, LuneOS, Mer, Yunit e o próprio Ubuntu Touch da UBports, que aparentemente já está sendo testado nos smartphones OnePlus 5 e OnePlus 3, e está chegando em breve a outros dispositivos Samsung, Motorola e Sony.

A UBports também esteve ultimamente em contato com os desenvolvedores do popular cliente de email Dekko e da aplicação de navegação GPS uNav, do Ubuntu Touch, para encorajá-los a continuar desenvolvendo seus aplicativos para a comunidade. No entanto, a má notícia é que a UBports, ao menos por enquanto, não será capaz de dar suporte ao seu port do Ubuntu Touch baseado no Ubuntu 16.04 em dispositivos oficiais que eram suportados pela Canonical, como Meizu MX4 e BQ Aquaris E4.5, E5, ou M10.

Mas, felizmente, o projeto Yunit, um fork do ambiente gráfico Unity 8 criado pela comunidade, anunciou recentemente que um repositório já está disponível para os usuários do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus). Esta é uma boa notícia para a UBports, podendo continuar seu trabalho em relançar o Ubuntu Touch usando como base o Ubuntu 16.04.


FONTE: SoftpediaUBports

Comentários