Nova extensão permite integrar os principais recursos do KDE Connect com o GNOME


Recentemente foi publicada no GitHub uma nova extensão para o GNOME, chamada MConnect, que promete ajudar os usuários a integrar facilmente a ferramenta KDE Connect com o ambiente gráfico, permitindo que você confira rapidamente a carga da bateria do seu dispositivo Android, localize o seu smartphone quando ele estiver perdido e, até mesmo, envie mensagens de texto para seus contatos do Google.

Caso você ainda não conheça o KDE Connect, saiba que a ferramenta proporciona a maneira mais fácil de conectar o seu dispositivo Android com a sua distribuição Linux. A aplicação atua como uma ponte sem fio entre seu smartphone ou tablet e o desktop. Para que tudo funcione bem, é necessário instalar a versão do KDE Connect para desktop e uma outra para o seu Android, que pode ser instalada a partir da Google Play, e ambos os dispositivos devem estar na mesma rede Wi-Fi.

MConnect no Gnome Shell.

Quando tudo estiver configurado e pronto para usar, você poderá enviar e receber através do gerenciar de arquivos Nautilus arquivos do seu dispositivo Android de forma segura, ver notificações do seu smartphone ou tablet na sua área de trabalho, enviar mensagens de texto (SMS) e, até mesmo, usar o touchscreen do seu aparelho como um touchpad e teclado na sua distribuição Linux.

Mconnect, a melhor opção para o GNOME?

Como você já deve ter notado em seu nome, o KDE Connect foi criado especialmente para o KDE Plasma. Porém, isso não o impede de ser executado em outros ambientes gráficos sem muito problemas. E foi justamente por isso que o applet KDE Connect Indicator é indicado para a maioria dos ambientes gráficos, rodando em conjunto com o KDE Connect.

No entanto, o applet não é a opção mais integrada ou nativa para ser usada no ambiente gráfico GNOME, tornando a nova extensão Mconnect a melhor maneira de tirar todo o proveito do KDE Connect.


Instale o KDE Connect e MConnect

O KDE Connect está disponível para instalar no Ubuntu 17.04 a partir do Ubuntu Software, algo que pode ser feito clicando aqui. Caso você esteja executando outra distribuição Linux, pesquise pelo nome da ferramenta no gerenciador de softwares ou loja de aplicativos da sua distro. Já a extensão MConnect pode ser adicionada ao seu ambiente gráfico pelo site GNOME Extensions, através deste link.

Não se esqueça de instalar também o KDE Connect no seu dispositivo Android, algo que pode ser feito facilmente a partir da Google Play ou do F-Droid.


FONTE: OMG! Ubuntu! | GitHub

COMENTÁRIOS