Emulador de PlayStation 3, RPCS3, ganha melhorias importante para Linux


Se você já se imaginou curtindo os seus jogos do PlayStation 3 na sua distribuição Linux favorita, temos uma boa notícia para você: o emulado RPCS3 acaba de ganhar várias melhorias, o que inclui também melhor suporte para Linux. De acordo com os desenvolvedores, há melhorias para o Mesa, ou seja, para os drivers open source no sistema do pinguim, e para a API Vulkan.

Segundo último relatório de desenvolvimento do emulador, a equipe por traz do software conseguiu melhorar a qualidade do código e adicionou o suporte para o recurso GPU Texture Scaling para a Vulkan, o que inclui também melhor desempenho com a API. Já o suporte para a biblioteca de gráficos 3D Mesa está disponível graças a adição de algumas melhorias importantes para o OpenGL.

"Setembro foi um mês emocionante. Nosso principal desenvolvedor de gráficos, kd-11, fez grandes melhorias na emulação de gráficos, enquanto que Nekotekina [outro desenvolvedor], entre muitas coisas, implementou o suporte inicial de rede", diz os desenvolvedores em seu relatório.

Para que você possa entender melhor sobre como são importantes as melhorias implementadas no RPCS3, os desenvolvedores também prepararam um vídeo, que você confere logo abaixo, onde é possível ver o progresso que o software teve em diversos jogos do PS3:



Suporte para rede

Outra novidade que acaba de chegar ao emulador é o suporte inicial para rede. No entanto, os desenvolvedores ressaltam que a PSN não está funcionando e muitos jogos ainda não possuem suporte para a jogatina online.


Felizmente, alguns games já são capazes de se conectar ao servidor para exibir notícias sobre patches, DLCs e coisas do tipo. Pode até parecer algo desnecessário, porém, este pequeno recurso é indispensável para determinados títulos, permitindo que eles realmente funcionem, com melhorias mostradas em: Scott Pilgrim vs. The World, Portal 2, Resident Evil: Operation Raccoon City, Saints Row: The Third e Saints Row IV.

Os desenvolvedores também pretendem implementar o suporte para renderização de alta resolução e para o filtro Anisotropic Filtering (que em muitos jogos é abreviado para AF), dando mais nitidez as imagens tridimensionais dos games. Ambos os recursos que podem estar disponíveis em uma ou duas semanas a partir do momento da escrita deste artigo.

Você pode conferir mais detalhes sobre todas as novidades implementadas no RPCS3 conferindo o último relatório de desenvolvimento, clicando aqui.


FONTE: GamingOnLinuxRPCS3 Blog

Comentários