Chrome OS pode ganhar suporte para reprodução de vídeo acelerada por hardware


A Google parece estar trabalhando em grandes novidades para o seu Chrome OS, o sistema operacional presente nos Chromebook. A boa notícia agora é que o Chrome Canary passou a oferecer o suporte experimental para decodificação e codificação de vídeo acelerada por hardware. O recurso, que era muito aguardado, pode ser conferido na página interna do navegador chrome://gpu.

A informação foi compartilhada por François Beaufort, conhecido por ser um evangelista do Chromium, através de seu perfil oficial no Google+. Segundo ele, "os padrões de compressão de vídeo (h264, vp9, etc) definem um conjunto de recursos também conhecidos como perfis (h264 main, vp9 profile 0, etc) que podem ser decodificados e codificados através de aceleração por hardware. Esta nova seção "Informações de aceleração de vídeo" permite que você saiba quais perfis estão disponíveis em sua máquina, bem como a resolução máxima e a taxa de quadros".


Os donos de Chromebooks podem facilmente habilitar a reprodução de vídeo acelerada por hardware em suas máquinas ao ativar a opção "Usar aceleração de hardware quando disponível" na seção Sistema em Configurações. Além disso, será necessário também

A decodificação e codificação de vídeo acelerada por hardware, em vez de aceleração por software, reduzirá o uso da CPU e RAM, , bem como a vida útil da bateria em seu Chromebook. E em breve, você poderá ver informações detalhadas sobre quais codecs de vídeo são suportados pela GPU do seu Chromebook.


FONTE: Softpedia

Comentários