Lançado o Linux Kernel 4.14 LTS com suporte para AMD Secure Memory Encryption


Foi anunciado por Linus Torvalds no último final de semana o Linux Kernel 4.14 LTS como a versão mais recente com suporte de longo prazo. Esta nova versão do kernel apresenta vários novos recursos e melhorias, como é o caso do suporte para a nova tecnologia de criptografia de memória AMD Secure Memory Encryption dos processadores AMD EPYC, mais aprimoramentos no suporte para gráficos de chips Intel Cannon Lake e o driver de vídeo open source Nouveau agora conta com mode-setting a GPU GP108 da Geforce GT 1030, mas ainda não há aceleração por hardware.

Além disso, há melhorias para placas de vídeo com a microarquitetura Vega no AMDGPU, o que inclui a adição de suporte para "hugepage" para um melhor desempenho. Mas o Linux Kernel 4.14 não traz o código de exibição AMDGPU DC, que por sua vez é muito aguardado na próxima série do kernel, a 4.15. Também houve reduções geral de submissão de comando (CS) no AMDGPU.

Entre os principais recursos desta nova versão do kernel Linux, também está a implementação de maiores limites de memória no hardware x86, que supera os limites para 128PiB de espaço de endereço virtual e 4PiB de espaço de endereço físico, introduz compressão zstd para os sistemas de arquivos Btrfs e SquashFS, coordenação cpufreq aprimorada com SMP, leituras assíncronas não bloqueadas de buffer, bem como suporte para as instruções do PCID.

Claro, o Linux Kernel 4.14 LTS também apresenta inúmeros novos drivers para hardware mais recente, juntamente com atualizações para os drivers existentes e dezenas de outras melhorias e novos recursos. Você pode conferir agora mesmo mais detalhes técnicos através das notas de lançamento.

Linux Kernel 4.15 RC1 é o próximo passo

Agora que o Linux Kernel 4.14 LTS foi oficialmente lançado por Linus Torvalds, janela de mesclagem para o próximo lançamento principal, Linux Kernel 4.15, está aberta para as próximas duas semanas, quando o primeiro RC (Release Candidate) for anunciado e iniciar o ciclo de desenvolvimento. No entanto, pode demorar mais do que isso devido à próxima semana de ação de graças nos EUA.

"E com isso, a janela de mesclagem para [o Linux Kernel] 4.15 é obviamente aberta. Conforme mencionado nos anúncios atrasados do rc, a semana extra para rc8 significa que agora a semana de ação de graças acaba acontecendo durante na segunda metade da janela de mesclagem e eu vou sair de férias com a família", diz Linus Torvalds.

Entre os recursos mais aguardados do Linux Kernel 4.15 é o AMDGPU DC, implementação que deve melhorar o suporte da plataforma Linux com os modelos mais recentes de placas de vídeo da AMD, porém ainda não se sabe se Linus Torvalds concordará em adicioná-lo no kernel.


FONTE: Softpedia | Phoronix | LKML

Comentários