Wine 3.0 RC1 chegará no início de dezembro; lançamento final provável em janeiro


O criador e líder do projeto Wine, Alexandre Julliard, revelou recentemente os seus planos para o lançamento da versão principal do software, o Wine 3.0, que deve ter sua primeira build RC (Release Candidate) lançada no dia 8 de dezembro, A partir daí, estarão disponíveis downloads semanais de builds RCs, algo que pode durar de 4 a 6 semanas. Então, a versão final do Wine 3.0 deve ser anunciada em janeiro, isto é, caso tudo ocorra bem e se nenhum bug crítico que possa impedir o lançamento final for encontrado.

Desde a chegada do Wine 2.0.x, houve 22 lançamentos de desenvolvimento para que o Wine 3.0 pudesse ser criado com várias novidades para aqueles que estão aguardando ansiosamente o lançamento estável. Na verdade, para aqueles que estão sempre mantendo-se atualizados com o desenvolvimento do software, nada disso será novo, uma vez que os desenvolvedores anunciam tudo a cada nova versão de desenvolvimento.

Melhor suporte para o Direct3D 11

O suporte para o D3D11 é um dos grande destaques do Wine 3.0, mas ainda não é perfeito. Alguns games que fazem uso do DirectX 11, como Deus Ex: Human Revolution, Prey 2017, Crysis 2 e The Witcher 3, funcionam pelo menos parcialmente, enquanto que os títulos mais recentes que fazem uso da API, como Far Cry Primal, estão tendo mais problemas. Sendo assim, com o Wine 3.0, o suporte ao Direct3D 11 é pelo menos um sucesso parcial para suportar esta API de gráficos da Microsoft lançada a oito anos, mas é desnecessário dizer que o Direct3D 12 ainda não é suportado pelo Wine, embora os desenvolvedores estejam trabalhando no suporte ao DirectX 12 via VKD3D como uma camada do Direct3D 12 para a Vulkan.

Além disso, a nova versão do software também deve contar com melhorias para Direct3D Command Stream para oferecer melhor desempenho com esta funcionalidade D3D CSMT. Esse recurso foi ativado no Wine 2.6 em abril e recebeu, desde então, algumas melhorias adicionais.

Entre outras novidades, também há suporte inicial para o Android, incluindo suporte para OpenGL, áudio e vídeo no sistema operacional móvel, melhorias de renderização para Direct2D e DirectWrite, bem como para HiDPI, ARM64 e para Unicode.

No geral, há uma quantidade razoável de melhorias, juntamente com literalmente centenas de correções. O Wine 3.0 é o segundo lançamento, onde os desenvolvedores estão buscando uma abordagem de lançamentos anuais baseada no tempo. Fique atento para mais detalhes sobre o Wine 3.0 à medida em que ele é preparado nos próximos dois meses com suas versões RCs.


FONTE: GamingOnLinux | Phoronix

Comentários