Como falamos em um artigo anteriormente, o Wine 1.7.55 é o último da série 1.7.x e agora os desenvolvedores estão concentrando todos os seus esforços no próximo grande lançamento, o Wine 1.8, a nova versão considerada estável depois de um longo tempo, e que só deve chegar no final do ano.
A última versão estável do Wine foi a 1.6, lançada no dia 18 do mês de julho de 2013. Desde então, tem havido uma série de mudanças que se acumularam na série de desenvolvimento 1.7.x para o próximo Wine 1.8. E, entre alguns destaque, incluem:
- O driver PulseAudio finalmente foi implementado;
- Um menu iniciar opcional em modo desktop;
- Algumas melhorias de fluxo de comando do Direct3D, mas, infelizmente, não há grandes melhorias no D3D CSMT (Command Stream Multi-Thread) que tem muito sido aclamado por oferecer um melhor desempenho em jogos no Wine;
- Suporte inicial para agendador de tarefas;
- Melhorias de fontes e Unicode, incluindo Unicode 7.0 e suporte a Unicode 8.0;
- Suporte a DirectX Video Acceleration para trabalhar com a GPU em decodificação de vídeo, entre outras melhorias com decodificação de vídeo;
- Algumas melhorias no suporte ao Direct2D;
- Suporte inicial para Android 64-bit e outras mudanças para ARM 64-bits;
- Suporte inicial ao DirectWrite;
- Suporte de som surround DirectSound;
- Suporte a contexto do núcleo do OpenGL;
- Suporte para objetos de trabalho do kernel;
- Mais suporte para o OpenMP;
- Suporte para o XAudio2;
- Suporte inicial para o Direct3D 11, no entanto, ainda não está terminado para o Wine 1.8.0.
Quais os recursos que você gostaria de ver no Wine 1.8? Você ainda utiliza o software para executar algum jogo ou aplicativo em sua distribuição Linux favorita? Deixe-nos saber!
FONTE: Phoronix