Recentemente, os desenvolvedores da Microsoft anunciaram que em breve fariam um comunicado "emocionante" a respeito do Skype para Linux e, desde então, surgiram diversas especulações, como o fim do cliente para o sistema do pinguim. Contudo, assim como prometido, foi anunciado hoje (13) a chegada de um novo aplicativo para a plataforma, que você já pode experimentar.
"Queremos tornar mais fácil o modo como as pessoas se conectam no Skype. Hoje, temos o prazer de anunciar o lançamento da versão Alpha do novo cliente do Skype para Linux, reafirmando o nosso compromisso com a comunidade Linux", diz o anúncio oficial.
O novo cliente do Skype para Linux faz uso da WebRTC, API desenvolvida pela W3C para permitir aos navegadores executarem aplicações de chamada telefônica, videoconferência e compartilhamento P2P sem a necessidade de plugins. Em outras palavras, o aplicativo é baseado no Skype for Web, aproveitando tecnologias da web, como a WebRTC, mas oferecendo algumas integrações com o sistema operacional, como uma contagem de mensagens não lidas e ícone na bandeja, sem falar que futuramente mais novos recursos serão implementados. Contudo, é importante ressaltar que não é possível fazer ou receber chamadas de usuários que possuem a versão antiga do Skype para Linux, a 4.3.0.37.
Coisas que você não pode fazer no Skype for Linux Alpha:
- Não há chamadas de vídeo
- Sem o compartilhamento de tela do desktop
- Não há suporte para a execução de dois clientes de uma só vez
- Não há suporte Linux de 32 bits
Ficou curioso e quer experimentar o novo Skype para Linux? O novo cliente que, como citado anteriormente, ainda está em sua versão Alpha, pode ser baixado diretamente do anúncio oficial nas versões .deb e .rpm, através deste link. Mais detalhes sobre o aplicativo você encontra clicando aqui.
Não deixe de compartilhar sua experiência em nosso campo de comentários.
FONTE: OMG! Ubuntu! | Skype