Um dos desenvolvedores do projeto GNOME, Bastien Nocera, revelou recentemente em seu blog pessoal as recentes melhorias trazidas pelo GNOME 3.22 para o próximo Fedora 25 quando o assunto é dual-GPU, ou seja, notebooks com configurações híbridas onde há soluções dedicadas da NVIDIA (Optimus) ou AMD (Hybrid Graphics), juntamente com os gráficos integrados da Intel.
Com lançamento marcado para novembro
Para conferir se a sua configuração híbrida AMD ou NVIDIA está funcionando corretamente, você deve abrir o painel de configurações do GNOME e ir até a opção "Detalhes", onde é possível encontrar uma lista com as placas de vídeo presentes em seu dispositivo, ou, em alguns casos, os drivers gráficos usados.
Outro novo recurso interessante implementado no GNOME 3.22 e disponível no Fedora 25 é a capacidade de executar uma determinada aplicação ou jogo com a placa gráfica dedicada da AMD ou NVIDIA usando o menu do botão direito do mouse, tornando sua vida muito mais fácil.
"Por trás dessas 2 características, temos um serviço D-Bus simples, que é executado automaticamente na inicialização do sistema, permanecendo em execução para oferecer uma única propriedade (HasDualGpu) que os componentes do sistema podem usar para detectar e exibir na interface gráfica. Isto requer que o driver "switcheroo" rode na máquina em questão", afirmou Bastien Nocera.
Agora, os desenvolvedores do GNOME e Fedora estão planejando melhorar ainda mais essa integração com coisas como suporte dual-GPU para Wayland e para o driver proprietário da NVIDIA, entre outras novidades que só chegarão com o GNOME 3.24, no final deste ano, mas que vai ser portado para o Fedora 25.
FONTE: Softpedia | hadess