Já faz um bom tempo desde que o pessoal por traz do OpenShot criou uma campanha no Kickstarter para financiar o desenvolvimento do projeto e, desde então, o editor de vídeo open source não linear vem constantemente progredindo. Uma prova disso é o seu mais recente lançamento, que traz um melhor desempenho e o suporte para edição otimizada de vídeos HD, incluindo 4K.
"Boas Festas a todos os adeptos do OpenShot ao redor do mundo! Estou muito orgulhoso de anunciar a última e maior versão do OpenShot (versão 2.2) que acabou de chegar e está pronta para editar todos os seus vídeos das férias! Está mais rápido, mais estável e melhor do que nunca!", afirma Jonathan Thomas, o criador do OpenShot. As coisas demoraram muito mais do que eu imaginava, mas também conseguimos algo que é extremamente raro: uma campanha bem sucedida no Kickstarter e um editor de vídeo livre, de código aberto e multiplataforma!"
Ainda, segundo Jonathan Thomas, o OpenShot 2.2 traz "um novo mecanismo de cache que foi construído a partir do zero e suporta memórias e back-ends de disco, dependendo das necessidades do usuário. Isso pode ser configurado nas Preferências, em "Cache". Além disso, a abertura de grandes projetos (com centenas de arquivos/clipes) foi otimizada e está até 10x mais rápida".
Entre outras novidades, há melhorias para keyframe, incluindo novas opções pré-definidas para a aplicação de transições e efeitos de animação comuns, e um novo conjunto de modelos de título, bem como perfis de vídeo em 2.5K e 4K.
Instalando o OpenShot 2.2
Para os usuários Linux, o OpenShot está oficialmente disponível em seu site no formato "AppImage", que pode ser executado em qualquer distribuição Linux, que você pode baixar clicando aqui. Após o download, basta dar permissão de execução, algo que pode ser feito clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo, geralmente indo em Propriedades ➞ Permissões. Logo em seguida, dê um duplo clique para executá-lo.
A outra forma é via PPA para os usuários do Ubuntu e sistemas derivados derivados. Para adicionar o PPA em seu sistema e instalar o OpenShot 2.2, bem como obter as futuras atualizações, basta executar o comando abaixo no Terminal:
sudo add-apt-repository ppa:openshot.developers/ppa && sudo apt update && sudo apt install openshot-qt -yCaso queira remover o PPA e o OpenShot, execute no Terminal:
sudo apt install ppa-purge && sudo ppa:openshot.developers/ppa -y
FONTE: OMG! Ubuntu! | OpenShot