Já está disponível para download e teste a versão beta do Deepin 15.5, que chega trazendo novos recursos de segurança, como é o caso do suporte para importação e exportação de perfis de VPN (Virtual Private Network) e uma função de proxy do aplicativo, que permite que o usuário abra um determinado programa que requer uma conexão com a Internet através do servidor proxy padrão do sistema.
Para isso, tudo o que você precisa fazer é clicar com o botão direito do mouse no atalho de um aplicativo e escolher a nova opção "Abrir por proxy" no menu de contexto. O Deepin 15.5 beta também conta com novos ajustes de desktop, incluindo a capacidade de alterar o tamanho de ícones no modo de visão geral em monitores de alta resolução, suporte para substituir ícones na área de trabalho com outros usando arrastar e soltar, bem como a capacidade de esconder os plugins do dock, caso você queira abrir mais espaço para outras coisas de que você necessita.
![]() |
Redimensionado ícones. |
![]() |
Escondendo os plugins do dock. |
Além disso, agora existe uma nova opção de menu de contexto para a dock que ajuda você a forçar o fechamento de aplicativos, foi implementada a capacidade de compartilhar hotspot Wi-Fi, há suporte total para aplicativos no formato Flatpak e foi adicionado um novo framework para aplicativos baseados web.
Para economizar mais espaço em disco, o Deepin 15.5 Beta também traz uma opção no menu do sistema para que os usuários possam limpar regularmente o cache de atualizações de pacotes de forma automática. Muitos outros novos recursos e melhorias estão chegando com o lançamento final da nova versão do sistema operacional, que pode acontecer em breve.
![]() |
Ativando a limpeza automática do cache de atualizações. |
Até então, você pode experimentar o Deepin 15.5 Beta e conferir de perto o que os desenvolvedores estão preparando para a versão final. No entanto, note que esta é uma build de pré-lançamento do Deepin 15.5, ou seja, erros são mais que esperados.
FONTE: Deepin