Atualização estável para o SteamOS traz o Linux Kernel 4.14 e drives atualizados


A Valve divulgou recentemente que já está disponível uma nova atualização para a versão estável do seu sistema operacional criado especialmente para as Steam Machines, o SteamOS, que agora conta com uma nova versão do kernel Linux, novas versões dos drivers de vídeo que lidam com placas de vídeo da NVIDIA e AMD e muitos componentes "sob o capô" atualizados.

O SteamOS 2.148 agora é o mais novo lançamento estável do sistema operacional que, embora ainda permaneça baseado no Debian 8 "Jessie", traz o Linux Kernel 4.14.13, que inclui patches de segurança para as vulnerabilidades Spectre e Meltdown. Além disso, estão disponíveis também novos drivers para placas de vídeo da NVIDIA, AMD e para os gráficos integrados da Intel. O sistema agora usa o driver de vídeo proprietário NVIDIA 387.22 para GPUs Nvidia, bem como a pilha gráfica de código aberto Mesa 17.2.4 para GPUs AMD e Intel.

"Esta é uma grande atualização do SteamOS. Isso inclui um novo kernel Linux 4.14, o driver de vídeo NVIDIA 387.22 e o Mesa 17.2.4 para AMD e Intel. Este é o mesmo conteúdo que foi lançado no beta na semana passada com a adição de algumas pequenas correções de pacotes para abordar cenários de atualização e problemas do instalador do debian", diz o anúncio de lançamento.

Suporte para GLVND e para novos drivers de vídeo

Como relatamos durante a fase beta do SteamOS, a atualização do 2.148 inclui componentes atualizados para adicionar suporte para novos drivers de vídeo através das bibliotecas ibglvnd, libdrm e glx-alternatives, suporte para o novo servidor de exibição GL Vendor Neutral Dispatch (GLVND) no X.Org Server e suporte para as novas versões do Mesa com LLVM 5.0.

Os drivers wireless para chips Broadcom também estão compatíveis com o Linux Kernel 4.14 o gerenciador de login LightDM foi atualizado com melhorias para quando o registro automático estiver ativado por padrão. Entre outros componentes atualizados, podemos citar Samba, debconf, debian-installer e jQuery.

Você pode fazer o download do SteamOS 2.148 agora mesmo clicando aqui.


FONTE: Softpedia | Valve

Comentários