Defina um papel de parede diferente para cada monitor no GNOME


Se você é daqueles usuário do GNOME que possuem mais de um monitor e que adorariam exibir um papel de parede diferente em cada tela, hoje, você está com sorte! Entre as extensões e aplicações de terceiro que ajudam os usuários nesse cenário, está o HydraPaper: um utilitário novo, gratuito e totalmente aberto que foi projetado especificamente para a área de trabalho do GNOME.

O aplicativo permite que você configure rapidamente dois backgrounds diferentes em monitores conectados à sua máquina com GNOME. Então, por exemplo, você pode deixar o wallpaper padrão do Ubuntu como o papel de parede da tela do seu notebook e algo mais geek no monitor 4K externo. E se você for particularmente criativo, você poderia usar esse aplicativo para criar um efeito de papel de parede "expandido" ao configurar dois ou mais papéis de parede da mesma série para cada monitor.


O HydraPaper permite que você escolha qualquer pasta com papeis de parede que você tenha, então você não está limitado aos backgrounds que estão disponível na sua distribuição Linux por padrão. O aplicativos funciona de forma excelente com configurações de papel de parede com dois monitores, mas também oferece suporte a mais telas.

Instalando o HydraPaper no Ubuntu

Antes de instalar o aplicativo, certifique-se primeiro de que sua distribuição Linux possui suporte para o formato de pacote universal Flatpak. Neste tutorial iremos usar o Ubuntu como exemplo. Você pode instar o Flatpak rapidamente com o seguinte comando:  sudo apt install flatpak python-pil 

Agora é hora de baixar o pacote Flatpak (.flatpak) do aplicativo, algo que pode ser feito clicando aqui. Não se esqueça de salvar o arquivo na pasta Downloads. Após baixar o app, dê um duplo clique para ativar a instalação através do aplicativo GNOME Software. Contudo, caso isso não aconteça, você também pode tentar instalar o aplicativo usando o seguinte comando:  flatpak install ~/Downloads/hydrapaper-*.flatpak 

Uma vez que o aplicativo esteja instalado, você poderá iniciá-lo procurando pelo seu nome no menu de aplicativos. Usando o Arch Linux ou uma distro Linux derivada, como o Manjaro? Você também pode instalar este aplicativo através do AUR.

Obviamente, esta não é a única ferramenta que você pode usar para obter um papel de parede diferente em vários monitores. Aplicativos similares para isso incluem o Nitrogen e (o muito antigo) SyncWall. Vale ressaltar também que, se você deseja usar um papel de parede diferente em áreas de trabalho virtuais diferentes, em vez de em um monitor separado, você precisará usar uma extensão GNOME, como o Walkpaper.


FONTE: OMG! Ubuntu!

Comentários