Lançado o beta do openSUSE Leap 15 com base no SUSE Linux Enterprise 15


Foi lançado hoje (31) a versão beta do openSUSE Leap 15, que chega com o Linux Kernel 4.14 LTS e com o ambiente gráfico KDE Plasma 5.12 LTS, que atualmente também está na sua fase beta. O sistema operacional também conta com os pacotes e bibliotecas do próximo SUSE Linux Enterprise 15, no qual é baseado e de onde deve herdar todos os pacotes e principais componentes.

Como tal, o desejo do projeto openSUSE de ter um esquema de versão em sincronia com o SLE (SUSE Linux Enterprise) está finalmente se tornando uma realidade com o lançamento do openSUSE Leap 15, que deve ter sua versão final sendo lançada em maio. Até o lançamento final, o openSUSE Leap 15 seguirá um modelo de desenvolvimento contínuo (rolling).

"Tal como aconteceu com o [Leap] 42.3, o Leap 15.0 também usará um modelo de desenvolvimento contínuo até sua build final. Isso significa que não há marcos concretos, mas novas builds assim que o openQA der sinal verde", diz o anúncio oficial. "Todos são aconselhados a baixar as builds atuais e ajudar a testar."

A versão final do openSUSE Leap 15 será lançada com outros dois recursos principais, além do Linux Kernel 4.14 e do KDE Plasma 5.12 LTS, e esses incluem o sistema de gerenciamento de pacotes RPM 4.14, que foi incluído recentemente no openSUSE Tumbleweed, e o subvolume combinado /var para novas instalações.

Até então, você está convidado a fazer o download dos snapshots do openSUSE Leap 15 Beta, instalá-lo e testá-lo em seu computador pessoal e dar feedback aos desenvolvedores, que se reunirão na conferência openSUSE em Praga, capital e maior cidade da República Checa, em torno do lançamento final do openSUSE Leap 15.

O anúncio do Release Candidate (RC) do openSUSE Leap 15 deve acontecer em abril ou início de maio, e a equipe de desenvolvimento afirma que um ano após o lançamento do openSUSE Leap 15.0, o lançamento do openSUSE Leap 15.1 será baseado no SLE15SP1 (SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 1).


FONTE: Softpedia | openSUSE

Comentários