Purism publica primeiras informações sobre o desenvolvimento do smartphone Librem 5


A Purism publicou recentemente um relatório revelando mais detalhes sobre o desenvolvimento do smartphone Librem 5, que teve uma campanha de financiamento bem sucedida no ano passado. De acordo com a publicação, as decisões estão começando a serem tomadas sobre o tipo de hardware que estará disponível no dispositivo, que aparentemente usará o SoC i.MX8, que por sua vez é mais eficiente que o i.MX6.

Inicialmente, a empresa listou o i.MX6 como o chip responsável pela parte de CPU e GPU do dispositivo, já que o componente funciona bem com software livre (através do driver Etnaviv), mas expressou sua esperança de que algo mais novo poderia ser usado.

Agora, com base nas discussões que a Purism teve com o fabricante de chips NXP, algo que foi abordado neste primeiro relatório de progresso de criação do Librem 5, sua confiança parece bem fundamentada. A empresa afirma que o SoC i.MX8 é o candidato mais provável que será usado no Librem 5.


Entre outros componentes, a empresa também começou a avaliar qual tela será usada no dispositivo. A esperança é de usar um display touchscreen de 5 ou 5,5 polegadas com uma resolução full HD (1920×1080). Para ajudar no desenvolvimento do lado do software, a Purism está conectando displays de alta definição de 5,5 polegadas aos seus painéis de desenvolvimento.

Com novos membros da equipe a bordo, novas parcerias e cooperação entre projetos de código aberto a serem construídos, parece que a Purism está em uma boa posição para cumprir seu objetivo de lançar o smartphone Librem 5 para os apoiadores da campanha de financiamento a partir do início de 2019.

Para obter mais detalhes sobre como as coisas estão progredindo, vá em frente e veja a postagem completa no blog oficial da Purism.


FONTE: OMG! Ubuntu!

Comentários