AMDGPU no Linux Kernel 4.17 terá melhorias para o gerenciamento de energia e clock da GPU


A AMD publicou recentemente novos patches com recursos, no mínimo, interessantes para o DRM-Next para o driver de DRM AMDGPU (e Radeon) que, por sua vez, será implementado no Linux Linux 4.17, isto é, após o lançamento oficial do Linux Kernel 4.16, a próxima versão do kernel que atualmente está em desenvolvimento.

Com a novidade, a plataforma Linux estará finalmente obtendo algumas funcionalidades presentes no utilitário Radeon WattMan depois de estar disponível através do driver Radeon Software do Windows desde 2016. O WattMan permite mais ajustes finos de clocks da GPU, voltagens e muito mais para tentar maximizar a eficiência de energia. No entanto, não estará disponível para os usuários uma interface gráfica para que possam realizar ajustes no hardware, ou seja, tudo terá que ser feito pelo Terminal.

Juntamente com o trabalho para trazer recursos do WattMan, os limites térmicos agora estarão expostos através da interface padrão do kernel chamada hwmon. Além disso, a tensão da GPU e o uso de energia também são expostos através do hwmon, bem como o suporte inicial para perfis de energia para o desempenho otimizado de uso.

A pilha de código de exibição AMDGPU DC também deve contar com mais atualizações, incluindo também limpeza de código, aprimoramentos para a manipulação de conexão DVI dual-link, suporte CRC e suporte de gerenciamento de cores e gama.

No lado da APU, o AMDGPU agora suporta varredura da memória do sistema em hardware Carrizo, Bristol Ridge e Stoney. Outras mudanças incluem a reformulação do HDP para a CPU, a adição de melhorias para GPUVM TLB e para o gerenciamento de memória TTM e muito mais.

É ótimo ver toda essa atividade de recursos no AMDGPU para o DRM-Next, especialmente os recursos relacionados ao consumo de energia e de desempenho. Contudo, ainda não há qualquer informações sobre a adição de melhorias para Raven Ridge. A lista completa de alterações do AMDGPU para o DRM-Next pode ser encontrada clicando aqui.


FONTE: Phoronix

Comentários