Os primeiros patches para suportar o Direct3D 12 já estão disponíveis no Wine Git


Já estão presentes na base de código Git do Wine os primeiros patches para implementar o suporte ao Direct3D 12, mas não será realmente utilizável por um tempo. Isso porque, até o momento, existe apenas uma nova DLL que basicamente diz que o suporte ao Direct3D 12 ainda não está implementado e o arquivo Interface Definition (IDL) para o Direct3D 12, que por sua vez é mais significativo.

Além disso, também está sendo adicionado o primeiro teste D3D12 para suas interfaces COM. Nada útil nesta fase, mas, pelo menos, ver o "d3d12" começando a ser implementado nos dá esperança de que veremos ainda mais novidade com o desenvolvimento do Wine 3.x e, talvez, os primeiros bits utilizáveis da implementação do Direct3D 12 na versão 4.0 do Wine em menos de um ano.

É importante ressaltar também que a implementação real e significativa do Direct3D 12 para Wine está sendo desenvolvida separadamente como o projeto VKD3D e está mapeando a API de gráficos Direct3D 12 para que possa rodar sobre a Vulkan. Isso está sendo desenvolvido em seu próprio repositório Git e continua tendo novas funcionalidades implementadas a cada poucos dias.

Se o VKD3D pode avançar em qualquer recurso tão rápido quanto o DXVK, um projeto separado que trabalha na execução do Direct3D 11 sobre a Vulkan, nos dá também a esperança para o primeiro suporte do Direct3D 12 bem completo para o Wine 4.0 em 2019. DXVK tem apenas alguns meses de vida e está sendo desenvolvido em grande parte por apenas uma pessoa, mas está fazendo um progresso incrível em seu objetivo. No cado do VKD3D, o desenvolvedor responsável por fazer a maior parte do trabalho é Józef Kucia, da CodeWeavers.

Até que o suporte ao DirectX 12 esteja disponível no Wine, você pode ajudar testando as versões de desenvolvimento do software. Fique ligado no LinuxBuzz para mais novidades sobre o Wine!


FONTE: Phoronix

Comentários