Nova versão do driver AMDVLK chega com suporte para a Vulkan 1.1


Logo após o anúncio oficial da Vulkan 1.1, AMD lançou também nesta quarta-feria (07) uma nova versão do seu driver Vulkan open source para a plataforma Linux, que agora conta com suporte para a nova versão da API gráfica de baixo nível. Com cerca de 13.000 novas linhas de código, os desenvolvedores habilitaram o suporte para Vulkan 1.1 na base de código AMDVLK/XGL.

Além disso, o desenvolvedores também adicionaram a nova extensão VK_AMD_shader_core_properties que, aparentemente, ainda não foi documentada, foram implementadas algumas melhorias para um melhor gerenciamento de memória e uma nova passagem de tradução de espaço de endereço para LLPC, o seu compilador de pipeline LLVM.

Ainda não há informações oficiais de registro para VK_AMD_shader_core_properties, mas, como implícito no nome, é provável que esta extensão exiba mais informações sobre shaders. Ao conferir mais de perto o código, é possível perceber que a extensão expõe o número de mecanismos de shaders, registros disponíveis e outros bits de informações sobre a execução de shaders na GPU.

Os passos para compilar o driver AMDVLK podem ser encontrados no GitHub. Há também uma versão atualizada do Radeon Software for Linux (AMDGPU-PRO), que você encontra clicando aqui. Este ainda é um driver baseado na série 17.50, portanto, não espere muitos novidades além do suporte para a Vulkan 1.1.


FONTE: Phoronix

Comentários