Novos patches preparam o Wine para receber o suporte do Direct3D 12 sobre a Vulkan


Agora que a implementação Wine-Vulkan está disponível na versão de desenvolvimento do Wine, já podendo executar jogos que fazem uso da API Vulkan como DOOM e Wolfenstein II, o desenvolvedor Józef Kucia, da CodeWeavers, anunciou recentemente um conjunto de patches com correções que preparam o Wine-Vulkan para permitir o eventual suporte ao Direct3D 12 sobre a Vulkan através da biblioteca VKD3D.

O suporte para a Vulkan no Wine continua avançando rapidamente nas últimas semanas por permitir o suporte para a API dentro do Wine usando uma abordagem baseada em ICD (Installable Client Driver) para facilitar a execução de jogos Vulkan no Wine, bem como para permitir que projetos como o DXVK, que permite rodar games e aplicações Direct3D 11 com alto desempenho sobre a Vulkan, possam funcionar adequadamente.

A outra implementação que deve se beneficiar do Wine-Vulkan será, obviamente, o VKD3D como o projeto coordenado pela CodeWeavers para implementar o Direct3D 12 sobre a Vulkan como um meio de obter suporte ao D3D12 dentro do Wine. Os novos patches de Józef Kucia, que prepara o Wine-Vulkan para receber o VKD3D, podem ser encontrados na lista de discussão para revisão.

A própria biblioteca VKD3D continua sendo desenvolvida através deste repositório Git, mas o repositório público não vê novos commits desde meados de fevereiro.


FONTE: Phoronix

Comentários