Como atualizar do Ubuntu 17.10 ou Ubuntu 16.04 LTS para o Ubuntu 18.04 LTS


O Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) será lançado hoje, 26 de abril, e muitos usuários existentes do Ubuntu 16.04 LTS ou Ubuntu 17.10 devem preferir atualizar para ele imediatamente, sem recorrer a uma instalação limpa. Se você é um deles, antes de fazer a atualização, há algumas coisas que você deve saber. Em primeiro lugar, certifique-se de ter um backup recente de seus arquivos mais importantes em uma unidade externa.

Em segundo lugar, se você estiver atualizando do Ubuntu 16.04 LTS, você terá que lidar com algumas mudanças importantes na área de trabalho, especialmente se você usa o Unity. Isso porque o Ubuntu 18.04 LTS conta com o ambiente gráfico GNOME com uma interface altamente personalizada para se parecer com o atual Unity 7, que a Canonical disse que não será removido durante o processo de atualização, ficando disponível como uma alternativa, caso você ainda queira usá-lo.

O colaborador do Ubuntu Didier Roche disse há algum tempo que nenhum pacote instalado no computador com o Ubuntu 16.04 LTS seria removido durante o processo de atualização, mas alguns dos recursos do Unity 7 serão levemente alterados para acomodar a interface GNOME Shell do GNOME 3.


Se você entende o que está em jogo e ainda quer atualizar sua instalação do Ubuntu 16.04 LTS para o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), não hesite em seguir as instruções fornecidas abaixo. Usuários do Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark), por outro lado, não terão que lidar com grandes mudanças visuais, exceto o fato de que o Wayland não é mais usado por padrão, mas ainda está disponível no gerenciador de login como uma alternativa.

Atualizando para o Ubuntu 18.04 LTS

A atualização do Ubuntu 17.10 ou do Ubuntu 16.04 LTS para o Ubuntu 18.04 LTS é bastante simples. Tudo o que você precisa fazer é abrir o utilitário "Programas e atualizações", acessar a guia Atualizações e selecionar a opção "Para qualquer nova versão" no menu "Notificar-me de uma nova versão do Ubuntu". Depois é só fechar o aplicativo.

Agora pressione as teclas ALT+F2 e execute update-manager -cd. O utilitário "Atualizador de programas" abrirá para notificá-lo que o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) está disponível, então clique no botão "Atualizar..." e siga as instruções exibidas na tela para atualizar a sua instalação do Ubuntu.

Durante o processo de atualização, você provavelmente verá várias perguntas, como se deseja manter os arquivos de configuração existentes ou os programas obsoletos que serão removidos, portanto, escolha com sabedoria. Quando o processo de atualização estiver concluído, você precisará reinicializar seu computador. É isso aí, agora você pode desfrutar do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).


FONTE: Softpedia

Comentários