Este é o Ubuntu 18.04 LTS rodando no Nintendo Switch


Alguém na comunidade de jogos GBAtemp publicou uma foto (a imagem que abre o artigo) do que parece ser o mais recente sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), da Canonical, rodando em um Nintendo Switch. Você pode ver o novo layout que faz parte do ambiente gráfico GNOME e a nova tela de boas-vindas.

Além disso, não há aceleração de hardware por padrão, o que significa que as coisas estão se movendo muito lentamente, especialmente ao abrir janelas e alternar entre aplicativos abertos. No entanto, depois de instalar a pilha de gráficos Mesa e o LibDRM mais recente de um PPA específico, o desempenho do GNOME foi significativamente melhorado.

Algumas coisas funcionam bem, mas não faça isso em casa

De acordo com o usuário que realizou a instalação do Ubuntu no console, algumas coisas aparentemente funcionam bem. Por exemplo, os botões de volume funcionam, bem como o sensor de luz de ambiente, embora o usuário ache chato porque ilumina demais a tela. É claro que a tela touch screen também funciona de forma simples, caso contrário, seria um tijolo real.

Por outro lado, o Bluetooth não está funcionando, então você não será capaz de conectar qualquer periférico ao seu Nintendo Switch quando estiver rodando o Ubuntu 18.04 LTS, mas você pode se conectar a ele via SSH para instalar vários emuladores como Dolphin e RetroArch, se você quiser jogar alguns títulos das antigas.

Rodar o Linux no Nintendo Switch não é uma novidade, pois a equipe de hackers FailOverflow demonstrou o sistema operacional Debian rodando no console depois de descobrir um bug no chip NVIDIA Tegra X1, mas rodando o mais recente Ubuntu 18.04 LTS ( Bionic Beaver) é algo que você certamente não vê todos os dias.


FONTE: Softpedia
IMAGEM: GBAtemp

Comentários