Lançado o KDE Plasma 5.13 Beta com nova tela de login e integração com o navegador


O projeto KDE anunciou hoje, 18 de maio, que o beta da próxima versão do KDE Plasma 5.13 já está disponível para teste. Entre os novos recursos, podemos citar o Plasma Browser Integration, que permite a integração do ambiente gráfico com os principais navegadores web do mercado, configurações do sistema redesenhadas e novas telas de bloqueio e login, bem como melhorias no Plasma Discover.

"Os membros da equipe do Plasma tem trabalhado arduamente para continuar a tornar o Plasma um desktop leve e responsivo que carrega e roda rapidamente, mas permanece cheio de recursos com uma aparência elegante. Passamos os últimos quatro meses otimizando a inicialização e minimizando o uso da memória, proporcionando um tempo de trabalho mais rápido para o desktop, melhor desempenho no tempo de execução e menos consumo de memória. Os recursos básicos, como os pop-ups do painel, foram otimizados para garantir que eles sejam executados sem problemas, mesmo no hardware de menor custo. Nossas equipes de design também não descansaram, produzindo novas e belas telas de bloqueio e login", diz o anúncio oficial do KDE Plasma 5.13 Beta.


Também foram implementadas novas telas de bloqueio e login no KDE Plasma 5.13, oferecendo aos usuários uma experiência mais agradável. Além disso, o painel de configurações do sistema (System Settings) foi redesenhado e agora apresenta páginas reformuladas de tema, tela inicial, mouse e fontes para facilitar a personalização do ambiente gráfico. O gerenciador de janelas KWin recebeu efeitos aprimorados para comutação de desktop e desfoque, e o gerenciador gráfico de pacotes Plasma Discover ganhou suporte aprimorado para Snaps.

O KDE Plasma 5.13 também renova o widget Media Player, integra melhor os aplicativos universais Flatpak e Snap ao desktop Plasma para permitir suporte a screencast e captura de tela, adiciona um novo back-end CryFS, suporte a cofres off-line e a capacidade de fechar remotamente cofres abertos através do Plasma Vault, melhorias para o widget de relógio digital (Digital Clock), adiciona um novo plugin no Plasma Calendar para eventos astronômicos, bem como uma prévia da integração do menu global com aplicativos GTK.


É claro que existem inúmeras outras mudanças importantes chegando ao ambiente gráfico KDE Plasma 5.13, incluindo um novo pop-up de diálogo que será exibido quando o usuário se conectar a um monitor externo para facilitar a configuração de como ele deve ser posicionado e um botão "Limpar histórico" no pop-up de notificação. O KDE Plasma 5.13 também poderá fazer fallback para renderização de software quando nenhum driver OpenGL estiver presente. A versão final do KDE Plasma 5.13 é esperada para 12 de junho de 2018.


FONTE: Softpedia

Comentários