Lançado o Mesa 18.1 trazendo suporte para o OpenGL 4.4 com placas Radeon HD 5800/6900


Foi lançado nesta sexta-feira (18) o Mesa 18.1 que chega trazendo mais melhorias e novos recursos para esta pilha de drivers OpenGL e Vulkan para a plataforma Linux. Entre os destaques, está o cache de shader GLSL habilitado por padrão para hardware da Intel e suporte para o OpenGL 4.4 com placas de vídeo AMD das séries Radeon HD 5800/6900, o que possibilitará a execução de jogos mais modernos.

Além disso, também há suporte para VP9 VA-API e HEVC para o VCN (Video Core Next) presente, por exemplo, nas novas APUs da AMD Raven Ridge, bem como suporte para codificação de vídeo HEVC usando o UVD (Unified Video Decoder), da AMD. Ainda no lado "vermelho da força", o driver RADV agora possui suporte para a Vulkan 1.1 e ganhou também algumas pequenas otimizações de desempenho.

Outra novidade do Mesa 18.1 que também deve agradar aos jogadores é uma opção mais "simples" do Gallium Heads-Up Display (HUD) para a exibição de informações como a taxa de FPS e o uso da CPU ou GPU, por exemplo, destacando apenas o que é realmente importante para o usuário.

Claro, há muitas outras melhorias e correções que tornam o Mesa 18.1 uma atualização importante, especialmente se você possui uma placa de vídeo da AMD ou faz uso dos gráficos integrados da Intel.


FONTE: Phoronix

Comentários