O Lubuntu 18.10 estará mudando oficialmente para o LXQt


O pessoal por traz do Lubuntu decidiu finalmente mudar de vez do LXDE (Lightweight X11 Desktop Environment) para o LXQt (Lightweight Qt Desktop Environment), que é mais moderno e mantido ativamente. De acordo com Simon Quigley, desenvolvedor do Lubuntu, a mudança já pode ser conferida na mais recente build diária de desenvolvimento da distribuição Linux.

A principal diferença entre o LXDE e o LXQt é que o primeiro é escrito com as tecnologias do GTK+ 2 e o último é construído usando o framework Qt. No entanto, não parece que há planos para o LXDE migrar para o GTK+ 3. É por isso que o LXQt foi criado em primeiro lugar, como um fork do LXDE que oferece aos usuários de computador um ambiente de desktop clássico com aparência moderna e suportado por muito tempo graças às tecnologias Qt, nas quais o popular ambiente gráfico KDE Plasma também é construído.

Com a confirmação oficial dos desenvolvedores, podemos afirma que o primeiro lançamento do Lubuntu com o ambiente gráfico LXQt por padrão será o Lubuntu 18.10, com lançamento previsto para 18 de outubro de 2018, como parte da série Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish).


O Lubuntu continua com o seu layout simples, porém, mais elegante, com um tema escuro por padrão e um único painel na parte inferior da tela, de onde você pode acessar tudo o que você precisa. Além disso, ele vem com todas as ferramentas e aplicativos que você pode imaginar, incluindo o LibreOffice, Mozilla Thunderbird, Qtransmission, SMPlayer, MPV, Caliber e o Audacious.

Como não poderia ser diferente, também estão presentes alguns aplicativos do KDE, como o fantástico programa de gravação de mídia K3b, KDE Partition Manager, os gerenciadores de pacotes gráficos Muon e Plasma Discover, calculadora KCalc e o gerenciador de arquivos compactados Ark. O gerenciador de arquivos é o PCManFM e o navegador padrão é o Falkon (antigo QupZilla).

Ainda não se sabe se todos esses aplicativos permanecerão na versão final do Lubuntu 18.10. Mesmo que ainda esteja em desenvolvimento inicial, você pode experimentar o sistema operacional no seu PC agora mesmo baixando a última imagem ISO do Lubuntu 18.10 clicando aqui.


FONTE: Softpedia

Comentários