Elementary OS ''Juno'' Beta chega com mais melhorias no nível de desktop


Foi lançado na última terça-feira (03) a versão beta do próximo Elementary OS 5.0 "Juno", que possui como base o Ubuntu 18.04 LTS e conta com à última pilha do GNOME, vários softwares atualizados, correções de segurança, atualizações do kernel Linux e muito mais. Contudo, é importante ressaltar desde o início que o sistema operacional ainda está em desenvolvimento e não deve ser confundido com uma versão totalmente pronta para uso.

"A versão Beta é uma versão especial destinada a desenvolvedores de terceiros e usuários altamente técnicos. Os desenvolvedores precisam de um pré-lançamento para testar e aproveitar os novos recursos da plataforma", diz Daniel Foré, fundador do Elementary OS, no anúncio oficial.

As novidades do Elementary OS 5.0 "Juno"

A quinta versão do sistema operacional apresentará grandes mudanças na aparência, adequação e nas funcionalidades, desde o ambiente gráfico Pantheon e o gerenciador de janelas Gala até a variedade de aplicativos que vêm pré-instalados. Muitas dessas alterações visuais serão mais visíveis em softwares de terceiros projetados para o Elementary OS disponíveis na loja de aplicativos App Center.

A App Center tem atualmente cerca de 95 aplicativos (você pode visualizá-los clicando aqui). Com recursos adicionais de tema, novos widgets Granite e APIs de desktop disponíveis na nova versão, esse número certamente aumentará com o tempo.

Outros novos recursos e alterações disponíveis, estão: luz noturna, o painel da área de trabalho agora se adapta ao papel de parede de fundo, ícones animados no indicador de sistema, o applet da bateria foi melhorado com a exibição da porcentagem de bateria, novo instalador e ferramenta de configuração inicial, suporte aprimorado para HiDPI, notificações não são mais mostradas por padrão para alguns aplicativos, novo efeito de som para novas notificações, sobreposição de atalhos aparecem ao pressionar a tecla Windows (Super) e agora existe um novo modelo de permissão para aplicativos usando a localização.

Claro, existem muitas outras novidades presentes no Elementary OS 5.0 "Juno". Para conferir de perto a nova versão beta do sistema operacional, você pode fazer download da imagem ISO agora mesmo clicando aqui.


FONTE: OMG! Ubuntu!

Comentários