Suporte para o Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark) termina hoje


O Ubuntu 17.10 chega ao fim da vida hoje, 19 de julho de 2018. Se você até agora conseguiu resistir à tentação de atualizar para uma nova versão, então, infelizmente: hoje é o dia em que você precisa começar a pensar nisso. É hora de dar adeus ao Artful Aardvark. Isso basicamente significa que a Canonical não lançará mais atualizações de segurança e de correção para o sistema operacional.

Além disso, muitos desenvolvedores de softwares de terceiros que fornecem atualizações por meio de PPAs ou através de seus próprios repositórios também tendem a interromper a criação de pacotes para versões não suportadas do Ubuntu.

Contudo, é importante ressaltar que, embora o Ubuntu 17.10 não receba mais atualizações de pacotes ou patches de segurança, ele não deve parar de funcionar. Mas a Canonical recomenda que os usuários do Ubuntu atualizem para uma versão ativamente suportada. Você pode verificar o status de suporte de qualquer versão do Ubuntu a qualquer momento executando este comando no terminal:  ubuntu-support-status .

O Ubuntu 17.10 trouxe várias mudanças

Lançado em 19 de outubro de 2017, o Ubuntu 17.10 foi uma lançamento muito aguardado. Foi a primeira versão do sistema operacional a usar o servidor de exibição de próxima geração Wayland por padrão em vez do X.Org Server e o ambiente gráfico GNOME Shell por padrão, seguindo a decisão da Canonical de parar de desenvolver o Unity.

De muitas maneiras, o lançamento do Ubuntu 18.04 em abril deste ano adicionou um brilho iterativo às bases estabelecidas no Artful Aardvark, com as únicas grandes “mudanças” vindas com a adição da versão mais recente do GNOME Shell.


FONTE: OMG! Ubuntu!

Comentários