Ferramenta ADriConf ganha nova atualização com mais correções e novos recursos


A última vez que falamos sobre o ADriConf foi no mês de março e, desde então, não ouve grandes novidades sendo implementadas na ferramenta, que promete ajudar os usuários a configurar alguns dos recursos presente dos drivers de vídeo open source para a plataforma Linux. Agora, os desenvolvedores anunciaram uma nova versão, a 1.1, para o utilitário, que traz mais correções e alguns novos recursos.

Caso você ainda não tenha ouvido falar no ADriConf (Advanced DRI Configurator), trata-se de um aplicativo com uma interface gráfica bem simples que permite que você realize configurações nos drivers de vídeo de código aberto. A ferramenta possui como objetivo ser moderna e mais funcional em comparação com o DriConf de longa data.


Os trabalhos mais recentes no ADriConf incluem novos atalhos no menu, melhorias e correções envolvendo problemas na compilação, foi adicionado novos casos de teste e a capacidade de lidar melhor com recursos presentes em drivers de vídeo de código fechado (ou proprietário, como queira).

A nova versão da ferramenta também possui algumas melhorias graças ao projeto X.Org Endless Vacation of Code (EVoC), no qual um desenvolvedor está trabalhando em novos casos de teste, suporte adequado para o Wayland e empacotamento no formato Flatpak para o programa.

Para facilitar a vida daqueles interessados em testar o ADriConf, o projeto também disponibilizou seu próprio pacote no formato DEB para sistemas de 64 bits (AMD64), que pode ser baixado clicando aqui. Isso é bem útil para os usuários do Debian, Ubuntu e distros derivadas. Para mais detalhes técnicos sobre o ADriConf 1.1, não deixe de conferir o anúncio oficial.


FONTE: PhoronixADriConf/GitHub

Comentários